O servidor DNS é uma ferramenta importante para auxiliar as pessoas a se conectarem a diferentes sites na Internet, mas seu uso geralmente ocorre em background, o que significa que o usuário comum, muitas vezes, nem percebe que ele está sendo utilizado. Seu uso ocorre todas as vezes que uma pessoa tenta se conectar a um site pela primeira vez. Para fazer a requisição de dados, o dispositivo precisa entrar em contato com o servidor onde os arquivos estão hospedados, que é identificado por um endereço numérico – o famoso IP.

O que é DNS?

A função do servidor DNS é atribuir um nome mais fácil de lembrar a um site, permitindo, por exemplo, que você se conecte a este site digitando www.techtudo.com.br na barra de endereços em vez de uma série de dígitos mais difíceis de lembrar. Na prática, ele serve como um imenso guia telefônico para um computador.

Problemas com DNS? Veja como resolver (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Quando um usuário acessa um site pela primeira vez, seu dispositivo entra em contato com o servidor DNS para que este lhe informe qual o endereço de IP correspondente ao endereço requisitado. Este dado, em seguida, é salvo, permitindo que o computador acesse o mesmo servidor novamente sem precisar consultar o DNS.

Existem vários servidores DNS espalhados por todo o mundo e, normalmente, o dispositivo acessa o disponibilizado por padrão por seu fornecedor de Internet. Esta configuração pode ser alterada pelo usuário, permitindo que ele use servidores alternativos.

Como resolver "Servidor DNS não está respondendo"

Passo 1. Confira as suas configurações de DNS. Para fazer isso, abra a Central de Redes e Compartilhamento no seu computador, clique no nome da conexão, selecione “Propriedades”, “Protocolo TCP/IPv4″ e “Propriedades”. Na próxima tela, verifique se o endereço IP e DNS fornecido por seu provedor de Internet estão corretos. Normalmente, você pode deixar estas configurações em modo automático, mas também é possível usar servidores alternativos gratuitos;

Windows permite acessar servidores DNS alternativos (Foto: Reprodução/Windows)

Passo 2. Qualquer dispositivo de conexão com a rede, como modens e roteadores Wi-Fi, possuem servidores internos de DNS para organizar o tráfego da rede interna. Para se comunicar com sites externos, eles usam os servidores padrão de sua rede. Se estiver com problemas para se conectar, reinicie seu modem;

Roteadores Wi-Fi também possuem servidores DNS (Foto: Repro
... dução)

Passo 3. Reinicie as configurações de cache do seu computador. Para fazer isso, aperte a tecla do Windows + R, digite “cmd” e tecle Enter para abrir o prompt de comando. Em seguida, digite “ipconfig /flushdns”, aguarde até a execução do comando e reinicie seu computador.

Configurações de DNS podem ser reiniciadas pelo usuário (Foto: Reprodução/Windows)

Qual o melhor ou mais estável DNS para se usar? Veja a opinião dos usuários no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.