Nanômetro (nm) é uma unidade de medida que equivale a um bilionésimo de 1 metro e que tem grande relevância na indústria de semicondutores, já que é a escala usada para medir dimensões no interior de qualquer microchip: módulos de memória, SSDs, processadores e GPUs. Apesar de ser um aspecto crucial para entender a tecnologia atual, os conceitos por trás da aplicação desse termo na indústria de processadores e microchips em geral tende a ser desconhecido pela grande maioria. Nesse texto, você vai entender por que os nanômetros são tão importantes. Saiba o que é a nanotecnologia e como ela pode mudar o futuro Para você ter ideia de quanto essa escala é pequena, basta saber que uma folha de papel tem, normalmente, 100 nanômetros de espessura; um fio de cabelo humano tem entre 80.000 e 100.000 nm de espessura; e um único átomo de ouro tem aproximadamente 0,3 nanômetros de espessura. Para comparar, hoje, os processadores mais avançados do mundo são feitos em processos de 14 nanômetros.
Entenda porque o progresso de processadores e chips de todos os tipos são medidos em nanômetros (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
O que se mede em nanômetros num processador? Quando se fala que determinado processador é de uma arquitetura, ou processo de manufatura, de 14 nanômetros (nm), está sendo dito, na verdade, que, no interior do chip, a distância entre os terminais dos transistores mede esses tais 14 nanômetros. Para entender porque é importan...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.