O Doodle Google deste sábado marca o Dia do Professor, comemorado no Brasil em 15 de outubro. A data é oficialmente um feriado escolar, mas que demorou alguns anos para ser instituído. Antes, a data era apenas lembrada por algumas escolas, que decidiam parar as atividades para dar um dia extra de descanso aos mestres, e também prestar suas próprias homenagens.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Em formato GIF, a animação da página inicial do navegador mostra lápis pequenos, que seriam alunos, e um maior, que seria o professor. Cada lápis também tem uma cor que corresponde as cores do letreiro do Google, que não está presente na arte.

Dia dos Professores é lembrado pelo Google (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O feriado escolar só foi instituído em 1963, por meio de um Decreto Federal, que diz que a data foi criada com a seguinte razão: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

 A data brasileira teve seu primeiro registro, porém, anos antes, em 1947, em São Paulo por iniciativa de professores de uma pequena escola na Rua Augusta. A celebração da pequena escola paulista se mostrou bem sucedida e logo foi copiada por outras escolas da região, até se espalhar por todo o território nacional. O dia 15 de outubro escolhido também marcou o decreto de Dom Pedro I, Imperador do Brasil, como a data em que foi criado o Ensino Suplementar no país.

Há Dia do

... Professor também em outros países do mundo, como Índia, China, Albânia, Irã, Tailândia, EUA, Vietã e Polônia. Todos ocorrem em datas separadas e, em alguns casos, são feriados nacionais.

Assista, no vídeo, a história do Doodle do Google:

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.