Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Testes iniciais do novo padrão USB 3.1, que deve chegar aos novos dispositivos eletrônicos ainda neste ano, revelaram um salto de performance bastante interessante em relação à versão anterior da interface, a 3.0. Realizados pelo site AnandTech em parceria com fabricantes, os testes mostraram que, na atual fase de desenvolvimento, a nova versão do USB já oferece ganhos de até 27% em relação à anterior.

Carregador sem fio para GoPro promete carga para o dia inteiro

Primeiros dispositivos equipados com o USB 3.1 chegam ao mercado ainda neste ano (Foto: Reprodução/ExtremeTech)Primeiros dispositivos equipados com o USB 3.1 chegam ao mercado ainda neste ano (Foto: Reprodução/ExtremeTech)

Em média, os chips controladores atuais (são como processadores dedicados a administrar o funcionamento das portas UBS nos dispositivos que as possuem) conseguem alcançar velocidades de 650 a 700 MB/s na hora de transferir arquivos. Mas há expectativa que revisões do hardware levem essa velocidade para a casa dos 800 MB/s. Para comparação, as USB 3.0 atingem 600 MB/s.

Por que meu pen drive não pode ser formatado? Participe no Fórum do TechTudo.

No teste, o site AnandTech comparou o funcionamento das portas USB 3.1 presentes na placa-mãe MSI X99A Gaming ACK, com as portas 3.0, também oferecidas pela placa. O modelo da MSI é o primeiro do mercado a oferecer o novo padrão USB.

Além de mais velocidade, o USB 3.1 também promete soluções mais integradas, que devem chegar com o conector tipo C. A ideia é que a porta seja mais eficiente para transferir dados e energia, especialmente para carregar dispositivos, e que possa rivalizar com as portas Thundrbolt da Apple, que são mais versáteis na hora de distribuir vídeo.

Via AnandTech e Extreme Tech

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.