Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O usuário que precisar guardar com segurança todos os dados do computador pode fazer um backup completo para um HD externo. Para isso, o Windows 8.1 e Windows 10 contam com um recurso que permite criar uma imagem do sistema, que salva os arquivos da plataforma de uma só vez, para restaurar de forma prática após formatações ou problemas no PC.

Como mudar o dispositivo de reprodução e de gravação de áudio no Windows 10

Dessa forma, você protege seus dados pessoais, programas, drivers e mais funções completas sem perder tempo. O procedimento pode ser realizado no computador com Windows 8.1 ou Windows 10 de forma nativa, sem instalar programas extras. 

Veja como fazer o backup completo do Windows (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo) Veja como fazer o backup completo do Windows (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

O backup fica salvo como um “bloco” completo e por isso não é possível restaurar apenas algumas pastas específicas. Esse método é ideal para quem deseja formatar o computador ou quer garantir que todos seus dados estejam disponíveis caso a máquina seja corrompida por vírus ou problemas no funcionamento. 

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. No computador com Windows 8.1 ou 10, clique no botão de “Iniciar” e faça uma busca por “Painel de Controle”;

Abra o Painel de Controle no seu computador com Windows 8.1 ou 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o Painel de Controle no seu computador com Windows 8.1 ou 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No Painel de Controle, toque na opção “Histórico de Arquivos”;

Abra o histórico de arquivos no Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o histórico de arquivos no Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Na base esquerda da tela, selecione o item de “Backup da Imagem do Sistema”. Plugue seu HD externo ou outro drive de armazenamento no computador;

Selecione no canto da tela a opção de criação de imagem do sistema (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione no canto da tela a opção de criação de imagem do sistema (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4.  Ao clicar para criar uma imagem do sistema, será aberta uma janela de opções do backup.

Marque a caixa de texto ao lado de ”Em um disco rígido” e selecione na lista o seu HD externo.

Se preferir, você pode fazer o backup em vários DVDs, mas isso dá mais trabalho. Confirme em “Avançar”;

Selecione o seu HD externo para fazer o backup do sistema (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o seu HD externo para fazer o backup do sistema (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Note que serão listadas todas as unidades do backup. No topo está o tamanho aproximado do quanto o backup vai ocupar no HD externo e vale lembrar de ter um dispositivo com espaço suficiente para o procedimento. Confirme em “Iniciar o backup”.

Inicie o backup completo do seu computador pelo Windows 8.1 ou Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie o backup completo do seu computador pelo Windows 8.1 ou Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O procedimento pode durar entre minutos ou horas, dependendo da quantidade de dados no seu computador. Depois, para usar esse backup, você pode plugar o HD externo após a restauração ou formatação do Windows e, nas configurações, selecionar a reparação do Windows pela Imagem do Sistema, nos ajustes avançados.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.