O WhatsApp , que já havia liberado chamadas em vídeo na versão de testes (beta) do mensageiro para o Windows Phone na semana passada, agora trouxe a novidade para os celulares com Android. Na manhã desta terça-feira (25) apareceu a opção de telefonar com "voz" ou "vídeo" dentro do aplicativo.

No primeiro teste que realizamos, usando dois smartphones conectados via Wi-Fi, a chamada ficou muito instável e não foi possível assistir à pessoa do outro lado da linha. O recurso é bem similar ao FaceTime do iPhone e ao Skype.

WhatsApp Beta já aceita videochamadas no Windows Phone: saiba usar

Selecione o contato que deseja ligar e escolha a opção vídeo (Foto: Reprodução/ Aline Batista)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Ao menos neste primeiro momento, o recurso não parece estar pronto para chegar a todos os smartphones com o WhatsApp instalado, por meio de uma atualização. Em um dos celulares, nem sequer apareceu a opção de videochamada. Ao receber a ligação, iniciada por outra pessoa, também não foi possível ouvir o áudio; foi necessário colocar fones de ouvido para realizar a conversa.

No outro telefone, o vídeo apareceu completamente prejudicado, com uma série de manchas verdes. O problema pode estar relacionado com o sistema de compressão de imagens – chamado de codec – que o WhatsApp vem usando para testar a funcionalidade.

Chamada permaneceu instável e não era possível assistir quem estava do outro lado (Foto: Reprodução/ Aline Batista)

Ao fim da ligação, o usuário pode avaliar a qualidade da chamada via WhatsApp. O aplicativo ainda pergunta se foi possível ouvir o interlocutor e se houve algum bug relacionado ao vídeo.

Para testar o WhatsApp Beta no Android é preciso habilitar uma opção especial dentro da Google Play Store, a loja de aplicativos do Google. O próprio celular vai instalar a versão de testes do aplicativo.

Caso o usuário não seja um testador, vai aparecer uma mensagem de erro informando que a chamada não pode ser concluída. "Não foi possível realizar a chamada. Joana precisa atualizar o WhatsApp para receber chamadas de vídeo".

... to: Reprodução/ Aline Batista)" width="695">Mensagem de erro para quem não possui a versão beta do aplicativo (Foto: Reprodução/ Aline Batista)

Os aparelhos com o sistema da Apple (iOS) ainda devem esperar um pouco mais para receber a novidade, já que a versão de testes do WhatsApp só está disponível para Windows Phone e Android. Veja abaixo como fazer chamadas de vídeo usando o mensageiro.

WhatsApp versus ZapZap: quem ganha? Comente no Fórum do TechTudo.

Colaborou: Aline Batista e Thássius Veloso




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.