O Paint 3D foi uma das novidades mais interessantes entre a série sobre o Windows e novos produtos anunciados pela Microsoft no evento da última quarta (26). Como o nome do app de desenho e edição de imagens revela, trata-se de uma versão do Paint com o propósito de facilitar a criação e edição de desenhos 3D por usuários comuns. Quem faz parte do programa Windows Insider já pode testar o Creators Update, nova grande atualização do Windows 10 que integra a prévia do Paint 3D.

Microsoft Paint: três dicas para você fazer edições mais elaboradas

Novo Paint 3D promete facilitar a edição, criação e compartilhamento de imagens 3D (Foto: Divulgação/Microsoft)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Fotos 3D

A Microsoft enfatizou o funcionamento simples do aplicativo e uma série de funcionalidades que permitem a conversão de fotos e, basicamente qualquer tipo de imagem 2D, em 3D. Além disso, as ferramentas comuns do Paint foram retrabalhadas para funcionar normalmente em imagens dos dois tipos. Funcionando em conjunto com um novo app de captura, o Paint 3D vai permitir que o usuário use o celular para capturar as formas de objetos reais para edição no aplicativo.

De olho no HoloLens

Além de abrir espaço para um tipo de aplicação inédita no Paint, o novo aplicativo com funcionalidades 3D tem como objetivo dar aos usuários ferramentas que os permitam criar conteúdo para o HoloLens– óculos de realidade aumentada da Microsoft que roda Windows e vai depender de conteúdo, quando for lançado, para ser um produto viável e interessante para o consumidor.

Impressão 3D

Será possível capturar formas de objetos para editar imagens tridimensionais no Paint 3D (Foto: Divulgação/Microsoft)

Outra possibilidade do Paint 3D é a de servir de aplicativo para a criação de projetos que, depois, poderão ser impressos fisicamente. Dependendo do nível de suporte à impressão e da qualidade das ferramentas de criação e edição do Paint 3D, essa novidade pode ajudar bastante a popularizar a tecnologia, já que hoje, o processo de criação de projetos e impressão depende de softwares avançados.

Comunidades e Minecraft

Outro ponto interessante do Paint 3D é a perspectiva de compartilhar as criações em uma comunidade online a ser implementada pela Microsoft.

Para quem gasta horas e horas explorando e construindo no Minecraft haverá a possibilidade de exportar criações feitas no jogo para o Paint 3D, permitindo assim que o jogador, usando uma impressora 3D, faça cópias reais das suas construções no game de exploração e blocos. Não há informações a respeito desse recurso ser compatível apenas com a versão PC do jogo ou com a enorme quantidade de plataformas em que Minecraft está presente.

... Foto: Divulgação/Microsoft)" height="434" src="//s2.glbimg.com/zpbqV26dB2ugok-w-ExGvgHqPiw=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/10/27/paint-3d-hololens.png" width="695">Criações realizadas no Paint 3D poderão ser usadas na forma de hologramas com o HoloLens (Foto: Divulgação/Microsoft)

Parte do Creators Update

O Paint 3D faz parte dos esforços da Microsoft em criar estruturas para tornar o Windows 10 mais amigável para uso criativo de suas ferramentas, seja na edição de imagens em 3D, em jogos a partir da plataforma Xbox e a comunicação entre os usuários. A previsão é de que essa atualização, que é gratuita, desembarque no Windows 10 no começo de janeiro, repetindo o modelo aplicado na liberação do Anniversary Update no último mês de agosto.

Via Microsoft, The Verge

Que programa é bom para editar fotos em light painting? Veja no Fórum do TechTudo. 

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.