Os usuários de WhatsApp que estão desconfiados que foram bloqueados em alguma conversa podem ficar atentos a alguns sinais. Entre as dicas, é possível destacar a impossibilidade de visualizar a foto do perfil de determinado usuário e o impedimento de fazer parte de novos grupos, além de deixar de exibir o “visto pela última vez", caso o recurso esteja ativado.

Veja, na lista abaixo, cinco maneiras de verificar se aquele "amigo" te bloqueou no app de mensagens. As dicas são válidas para smartphones com Android e iPhone (iOS).

Cinco formas de ler mensagens no WhatsApp sem aparecer o ‘check’ azul

Conheça cinco formas de descobrir se um usuário te bloqueou no WhatsApp (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Deixar de exibir status online ou “visto pela última vez”

Seu “amigo” não fica online há muito tempo no WhatsApp? É possível que o usuário tenha te bloqueado. Mas fique atento, o contato pode apenas ter desativado o recurso “visto pela última vez” ou o status online para não compartilhar o último horário que utilizou o mensageiro. 

Quer saber como se remove o status online do WhatsApp? Dê só uma olhada no vídeo:

Para saber quando o usuário foi visto pela última vez no app, o procedimento a ser feito é o mesmo para celulares com iPhone e Android. Em ambos os casos, toque na janela de conversa do contato e abaixo do nome da pessoa, há a opção de status online ou “visto pela última vez às XX:XX”.

Descobrir se o usuário te bloqueou pelo status (Reprodução/Carolina Ribeiro)

2) Deixar de aparecer foto do perfil

Não está mais visualizando a foto de perfil de um usuário no WhatsApp? Isso pode ser um sinal de que o seu “amigo” te bloqueou no mensageiro. Dessa forma, não é mais possível ver a imagem e até mesmo a mensagem de status do contato.

Foto do perfil não é exibida para pessoas que foram bloqueadas no WhatsApp (Reprodução/Carolina Ribeiro)

Para descobrir se você foi bloqueado no WhatsApp para iPhone (iOS), abra a janela de conversa e toque sobre a miniatura da imagem para ampliar a visualização da foto de perfil do usuário ou, caso prefira um atalho, apenas note se aparece ou não a imagem ao lado do contato na própria lista de bate-papo do mensageiro.

Em relação ao Android, a única diferença é que você deve tocar sobre o nome da pessoa para ver a imagem aumentada.

3) Parar de fazer parte de novos grupos 

Outra forma de saber se v

... ocê foi bloqueado no WhatsApp é convidar a pessoa a participar de um novo grupo. Apesar do usuário ter sido bloqueado, você e quem te bloqueou podem trocar mensagens em grupos que ainda façam parte, mas o mesmo não se aplica para novos grupos.
Criar novo grupo para adicionar usuário suspeito de ter te bloqueado no WhatsApp (Reprodução/Carolina Ribeiro)

Caso você tenha um iPhone, basta clicar em “Novo Grupo”, na página de “Conversas”, e procurar a pessoa que você suspeita que tenha te bloqueado. Em seguida, complete o procedimento para finalizar a criação do grupo.

No Android, vá à tela de “Conversas”, clique em menu, botão físico no próprio smartphone, e selecione “Novo grupo”. Em seguida, digite o nome da pessoa que deseja adicionar ao grupo e siga os passos para concluir o processo.

Em ambos os sistemas operacionais, caso o usuário tenha sido bloqueado, não será possível adicionar o contato no grupo recém-criado, fazendo com que uma mensagem de erro seja exibida. Assim, é deixado de lado qualquer dúvida, descartando a possibilidade de conta desativada ou mudança de número.

4) Mensagem deixa de ser entregue

Há outra forma de descobrir se você foi bloqueado. Ao mandar uma mensagem ao usuário, aparecerá o símbolo de somente um tique, mostrando que o recado foi enviado. Porém, caso não seja exibido o segundo tique, é possível que a pessoa tenha sido bloqueada, já que a mensagem não foi entregue.

Usuário pode descobrir que foi bloqueado porque a mensagem nunca foi entregue (Reprodução/Carolina Ribeiro)

Nos smartphones com iOS e Android, os tiques têm o mesmo significado. Basta reparar se ao lado da mensagem que você enviou aparece um ou dois tiques. Se for a primeira opção, o seu “amigo” pode ter te bloqueado.

5) Impossibilidade de efetuar ligação

Ligou várias vezes para o seu “amigo” pelo WhatsApp, mas nunca consegue falar com ele? Você pode ter sido bloqueado. Utilizando sua conexão via Wi-Fi ou dados móveis, é possível fazer chamadas com os seus contatos, mas se for alguém tenha te bloqueado, a ligação ficará chamando, mas não tocará no celular do contato.

Pessoa bloqueada não consegue fazer ligações no WhatsApp (Reprodução/Carolina Ribeiro)

Para os usuários do iPhone ou Android, os passos para fazer chamadas são os mesmos. Vá até a janela de conversa e clique no símbolo de telefone. Se, somado a todas as características acima, a pessoa também nunca atender as suas ligações, é provável que você esteja na lista de bloqueados.

Como enviar GIFs animados pelo WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.