Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

As legendas de vídeos do YouTube podem ser difíceis de enxergar em telas pequenas, como as de celulares. O caso piora nos smartphones mais antigos, que têm display com menos de 5 polegadas. No entanto, o aplicativo para Android e iPhone (iOS) traz a possibilidade de alterar o tamanho, as cores e algumas configurações para melhorar a legibilidade do texto nos vídeos.

Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como editar a exibição de legendas no YouTube para melhorar a visibilidade das letras.

YouTube: como deslogar de dispositivos conectados à conta

YouTube pode ter tamanho e cor da legenda alteradas pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)YouTube pode ter tamanho e cor da legenda alteradas pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular 

No Android

No sistema do Google, todas as mudanças são feitas dentro do aplicativo do YouTube. Além de aumentar o tamanho, o sistema ainda permite alterar a cor de um texto e do plano de fundo. Veja, a seguir, como fazer isso.

Passo 1. Na tela inicial do YouTube, toque sobre as reticências no topo da tela.

Passo 2. Toque na opção “Configurações”.

Abra as configurações do YouTube para Android para editar legendas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Abra as configurações do YouTube para Android para editar legendas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Vá em em “Legendas”.

Passo 4. Observe que na tela a seguir, o YouTube mostrará uma imagem com preview de legendas. Caso não estejam ativas, toque na chave para fazer isso.

YouTube para Android traz configurações de legenda dentro do aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de SouzaYouTube para Android traz configurações de legenda dentro do aplicativo (Foto: Reprodução/Elson de Souza

As opções para editar a legenda são:

Idioma: Toque para escolher o idioma que você deseja que as legendas sejam preferencialmente mostradas.

YouTube para Android pode ter idioma padrão de legendas alterado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)YouTube para Android pode ter idioma padrão de legendas alterado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Tamanho do texto: Escolha qual o tamanho que você deseja que a legenda tenha. É possível aumentar para facilitar a leitura ou diminuir para que o texto ocupe menos espaço no player. Não deixe de conferir a prévia na tela de configurações;

Usuário pode mudar tamanho da fonte da legenda do YouTube no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode mudar tamanho da fonte da legenda do YouTube no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Estilo da legenda: Caso o padrão preto e branco não esteja bom, é possível escolher um novo esquema de cores para o YouTube. Você pode optar por diferentes padrões coloridos e também personalizar fonte e plano de fundo.

YouTube traz diferentes estilos de legendas para escolha dos usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)YouTube traz diferentes estilos de legendas para escolha dos usuários (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Para salvar as novas configurações, basta voltar para a tela anterior.

No iPhone (iOS)

Caso você utilize um iPhone ou iPad, as legendas do YouTube devem ser mudadas no aplicativo de ajustes do iOS. Veja como fazer isso:

Passo 1. Abra o ajustes do iOS e toque sobre a opção “Geral”.

Passo 2. Na tela a seguir, toque sobre “Acessibilidade”.

Acesse os recursos de acessibilidade nos ajustes do iOS para mudar legendas do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Acesse os recursos de acessibilidade nos ajustes do iOS para mudar legendas do YouTube (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Procure pela opção “Legendas e Legendas Opcionais”.

Toque na opção destacadas para alterar legendas em aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque na opção destacadas para alterar legendas em aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Toque em “Estilo”.

Toque na opção Estilo para mudar tamanho e cor da legenda no YouTube para iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque na opção Estilo para mudar tamanho e cor da legenda no YouTube para iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Na tela seguinte, escolha entre a opção Padrão, Texto Grande ou Clássico e repare no preview. Caso queira, é possível editar a cor de fundo e também outros detalhes relacionados à fonte. Basta tocar em “Criar novo Estilo” e salvar quando terminar.

iOS permite mudar o tamanho da legenda no YouTube ou alterar também a cor e fonte (Foto: Reprodução/Elson de Souza)iOS permite mudar o tamanho da legenda no YouTube ou alterar também a cor e fonte (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora o YouTube deverá apresentar novas legendas no seu iPhone ou iPad. Lembre-se, contudo, que a função poderá afetar outros apps instalados no celular.

Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.