Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Sempre que você seleciona um arquivo e pressiona a tecla “Delete” no teclado, o Windows move o conteúdo para a Lixeira. Este comportamento ajuda a recuperar o documento ou pasta, caso você tenha apagado acidentalmente. No entanto, ao longo do tempo, o número de arquivos e pastas na Lixeira irá aumentar e consumirá espaço em disco. Para ajudar a resolver esse problema, basta programar o Windows para esvaziar a Lixeira automaticamente, usando o Agendador de Tarefas do sistema.

Dez temas gratuitos para o Windows 10

Veja como fazer ligações de vídeo e áudio no Facebook Messenger do Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Veja como fazer ligações de vídeo e áudio no Facebook Messenger do Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Como programar o Windows para esvaziar a Lixeira automaticamente (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Clique dentro da caixa de busca do Windows e digite “agendador”. Quando aparecer o item “Agendador de Tarefas” no menu Iniciar, clique nele para executá-lo;

Acessando o Agendador de tarefas do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Agendador de tarefas do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela do programa, toque na opção “Criar Tarefa Básica..”;

Iniciando a criação de uma nova tarefa básica no agendador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a criação de uma nova tarefa básica no agendador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na primeira tela do Assistente, digite um nome e uma descrição para a tarefa. Quando terminar, clique no botão “Avançar”;

Nomeando e descrevendo a nova tarefa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nomeando e descrevendo a nova tarefa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na próxima etapa, selecione a frequência com que será executada a tarefa e clique no botão “Avançar”;

Selecionando a frequência com que será executada a tarefa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a frequência com que será executada a tarefa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Em seguida, escolha a data e horário em que a tarefa será iniciada pela primeira vez e em que dias da semana será executada. Depois de escolher, clique no botão “Avançar”;

Definindo o horário e os dias em que a tarefa será executada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o horário e os dias em que a tarefa será executada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na etapa “Ação”, marque a opção “Iniciar um programa” e clique no botão “Avançar”;

Selecionando o tipo de tarefa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o tipo de tarefa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Em “Iniciar um Programa”, digite cmd.exe no campo “Programa/Script”. Em “Adicione argumentos (opcional)” digite: /c “echo Y|PowerShell.exe -NoProfile -Command Clear-RecycleBin”

Depois, clique no botão “Avançar”;

Definindo o comando e os parâmetros a serem usados na execução (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o comando e os parâmetros a serem usados na execução (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Em “Resumo”, confira as informações. Se tudo estiver correto, clique no botão “Concluir”;

Finalizando a criação da tarefa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a criação da tarefa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. De volta a janela do "Agendador de Tarefas", teste a tarefa e depois toque no item “Executar”.

Testando a tarefa agendada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Testando a tarefa agendada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Feita a mudança, você não precisa mais se preocupar em ficar limpando a Lixeira. Mas caso você apague um arquivo e se arrependa, retire o conteúdo de lá antes que a tarefa seja executada novamente.

Atualização do Windows 10 funciona em computadores com software pirata? Veja no Fórum do TechTudo. 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.