Conforme prometido, a Valve liberou seu suporte oficial ao DualShock 4, o controle do PS4, que, agora, pode ser usado também em jogos para PC. Isso acontece sem a necessidade de drivers adicionais ou softwares de terceiros, e sim, diretamente pelo sistema, como acontece com qualquer outro joystick compatível com o Windows.

Como usar o modo Big Picture no Steam para aproveitar jogos na TV

A compatibilidade, entretanto, funciona apenas na versão Beta do Steam, pois se trata de uma funcionalidade ainda em testes. Por mais que o suporte seja pleno e o controle já possa ser utilizado nos jogos – com direito ao uso do touchpad ou dos sensores de movimento –, problemas e bugs ainda podem ocorrer, e é justamente por isso que a Valve realiza essa etapa de testes antes de liberar a novidade.

Confira como acessar a Beta do Steam e utilizar o DualShock 4 nos jogos da plataforma:

Passo 1. Abra o software e, no menu superior, clique em “Steam”. Depois, selecione “Configurações”;

Configurações do Steam Beta trazem opções dedicadas ao DualShock 4 (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Passo 2. Logo na primeira tela, localize a opção “Participação beta” e clique em “Alterar”;

Entrada no Beta do Steam dá acesso a funções antes do público em geral (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Passo 3. No menu, selecione a opção “Steam Beta Update”. O cliente da plataforma vai solicitar o download de atualizações e uma reinicialização. Confirme e aguarde o processo;

Entrada na Beta do Steam é feita pelo menu de configurações (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Passo 4. Você já pode conectar o DualShock 4 ao computador, seja pela porta USB ou através de conexão Bluetooth. Depois, acesse o modo Big Picture do Steam, clicando no símbolo do controle, no canto superior direito da tela.

Steam Big Picture traz interface dedicada a controles (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Nesta tela, o joystick do PlayStation 4 já poderá ser utilizado em uma configuração padrão, tanto para navegar pelo menu quanto para jogar os games que você tem.

Se desejar, você também pode configurar as opções de botões ou o funcionamento do acessório com os passos abaixo:

Passo 1. Com o controle ou o mouse, selecione o símbolo de engrenagem no canto superior direito, para acessar a tela de configurações;

... 9Kmss=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/11/01/2016-11-01-10_39_55-steam.jpg" width="695">Steam também dá acesso a configurações específicas para o DualShock 4 (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Passo 2. No menu “Controle”, clique em “Adicionar/Testar”, e, depois, em “PS4 Controller”. Assim, será possível configurar exatamente o que faz cada um dos botões do joystick, e customizar as funções ao gosto do usuário.

É possível configurar a função de cada botão ou criar esquemas específicos para jogos (Foto: Reprodução/Felipe Demartini)

Aos moldes do Steam Controller, a plataforma da Valve também permite a criação de perfis específicos para determinados jogos, que podem ser acessados pelas configurações de cada um deles. Isso dá ainda mais liberdade ao jogador, que pode criar combinações especiais ou tornar mais fácil a jogatina de alguns títulos, principalmente aqueles que não têm o joystick como meio principal de controle.

Você compra jogos físicos para PC ou prefere o Steam? Deixe sua opinião em nosso Fórum!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.