O Rumblr, suposto aplicativo para marcar brigas entre desconhecidos, é uma farsa. Com lançamento marcado para esta quarta-feira (9), o app polêmico – e supostamente disponível para dispositivos com iOS (iPhone e iPad) – não passa de uma ação viral criada pelo desenvolvedor Jack Kim e o executivo de marketing Matt Henderson para divulgar a empresa de consultoria de marketing von Hughes.

Tudo sobre o Tinder

Com muitas semelhanças com o Tinder, o "app fake" funcionaria da seguinte forma: ao aparecer a foto de alguém, seria necessário deslizar para a direita se tiver interesse de lutar e esquerda caso não queira brigar. Também seria possível conseguir uma fight, a versão match do aplicativo, com pessoas próximas da sua localidade no recurso “Rumblr Explore”.

Rumblr? App prometia ser o Tinder da briga (Foto: Reprodução/Rumblr)

O Rumblr começou a chamar atenção com uma publicação do site VentureBeat sobre o app na sexta-feira (4). Diversos portais também ajudaram a viralizar o aplicativo, como New York Daily News, The Independent, The Daily Mail, Vice, Metro e The Daily Mirror. Além disso, pequenas emissoras de TV nos Estados Unidos também entrevistaram os cofundadores.

Tinder aparece no Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Os criadores do Rumblr também espalharam o boato de que o app recebeu financiamento de investidores importantes dos Estados Unidos — outro dado que não foi confirmado por nenhum fundo de startup. Eles também divulgaram a possibilidade de entrar em uma lista de espera pelo app.

Rumblr é falso?

O viral tomou grandes proporções com o anúncio da contagem regressiva para o lançamento do app. “Devido à forte demanda, Rumblr será lançado como uma aplicação web beta em app.getrumblr.com às 17:00 hoje, 11/9/15”, dizia um tuíte na conta @rumblrapp.

Apesar dos fundadores afirmarem que o app foi rejeitado pela Apple (e que estava aguardando aprovação), não foram encontradas nenhuma evidência que confirmasse a existência do aplicativo de luta para iOS: o site não tinha conteúdo e as redes sociais replicavam notícias a todo momento. As imagens divulgadas eram apenas um protótipo, sem intenção de serem verdadeiras.

... -gera-polemica-ao-incentivar-a-briga-entre-desconhecidos.jpg" width="695">App Rumblr gera polêmica ao incentivar a briga entre desconhecidos

De acordo com o site Business Insider, uma fonte que conhece um dos fundadores do app alegou que o criador está espantado com o fato das pessoas terem acreditado na “brincadeira”.

Ainda nesta quarta-feira (9), o mistério acabou. A empresa publicou um artigo no Medium sobre a experiência de marketing cujo projeto pode ser repetido com outros produtos, por exemplo.

Via Business Insider e Fusion


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.