XML é o formato padrão de notas fiscais eletrônicas, mais conhecidas como NF-e, o arquivo surgiu em meados da década de 90 para apresentar uma forma prática de troca de informações pela internet unindo a flexibilidade do SGML com a simplicidade do HTML. O princípio do XML é que ele pode ser lido por diversos tipo de software assim como se integra com inúmeras linguagens de programação, o que facilita sua leitura e escrita.

Como converter para PDF uma nota em XML

Diferente de outros tipo de arquivo como o PDF, que é um formato fechado para documentos, o XML só oferece suporte para texto puro com possibilidade de separação de conteúdo por formatação, simplicidade e legibilidade para humanos e computadores, interligação com bancos de dados e inserção de tags.

Saiba o que é, como abrir e converter arquivos XML (Foto: Reprodução/André Sugai)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Para que sejam lidos de forma apropriada os arquivos XML necessitam de leitores específicos, no caso das notas fiscais eletrônicas o arquivo pode ser aberto pelo leitor disponibilizado pela Receita Federal que está disponível para Windows e Linux.

Leitor da Receita Federal: Disponível para Windows e Linux.

Opções de leitor de XML

Na internet também existem alguns outros leitores online que dispensam a instalação e facilitam a vida de quem precisa visualizar o conteúdo destes arquivos, veja abaixo algumas opções:

Leitor XML: Permite ler e visualizar arquivos XML enviados para o site sem grandes opções.

FreeNFE: Permite visualizar e converter o arquivo XML para PDF

XML Viewer: Além de permitir a visualização é possível formartar e converter arquivos com facilidade.

Como converter XML para PDF? Troque dicas no Fórum  TechTudo

Opções de conversores de XML

Para converter arquivos XML para outros formatos mais amigáveis para dispositivos móveis como o

... PDF também é possível encontrar soluções online bem práticas como os sites abaixo, neles o usuário só precisa enviar o arquivo e aguardar a conversão para depois baixar o arquivo XML convertido para o formato desejado.

XML Grid: Permite converter arquivos XML no formato CSV de forma bem simples.

Cool Utils: Permite converter arquivos XML para diversos tipos de formato como PDF, TIFF, JPG, HTML entre outros.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.