O Crypt888 é um arquivo malicioso que se enquadra na categoria de ransomware, ou seja, ele criptografa todo o conteúdo do HD da vítima e cobra um “resgate” para a devolução de dados. Após atingir usuários na Itália e República Tcheca, o Crypt888 chega ao Brasil e agora busca por novas vítimas.
Trabalhe conosco: falsos sites de vagas de empregos espalham vírus
O vírus foi descoberto em junho de 2016 por pesquisadores da Avast!, conhecida empresa de antivírus. De lá pra cá, o ransomware já foi visto em pelo menos três línguas. Sua aparição mais recente foi em português e apresentava instruções de pagamento em bitcoins, uma forma de dinheiro virtual e não rastreável.
Mensagem trazida pelo vírus Crypt888 (Foto: Divulgação/Avast)
Uma faceta peculiar deste vírus é que boa parte de seu código é o mesmo. Uma das poucas alterações foi o papel de parede que é instalado no computador da vítima e que traz as instruções para o pagamento do resgate. Todas as outras partes do código, como o algoritmo de criptografia, a chave de criptografia, nomes de arquivos e demais partes do código permanecem as mesmas. Estas informações estão em um script chamado “Autolt”. No total, os pesquisadores da Avast já descobriram cinco versões deste malware. A primeira delas foi em 22 de junho de 2016 e parecia ser apenas uma versão de testes. O vírus mudava o papel de parede do usuário para uma imagem do Guy Fawkes, símbolo do grupo hacktivista Anonymous e nele tinha uma mensagem que acusava a vítima de ter roubado uma ...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.