Criado em 1996, o ICQ foi um dos primeiros aplicativos de bate-papo do mundo e hoje (15/11) completa 20 anos. Passou rápido, não é? Durante essas duas décadas, o programa evoluiu de uma versão exclusiva para desktop para um aplicativo de mensagens compatível com várias plataformas, como o iOS, o Android e o Linux – sem contar sua versão online que não precisa de download.

Quatro motivos para baixar e usar o ICQ

O software funciona de forma ininterrupta desde 1996 e hoje conta com mais de 11 milhões de usuários ativos. Seu nome é um trocadilho com a pronúncia das letras em inglês: “I Seek You” (em português “eu procuro você”). Sentiu saudades do início do ICQ? O TechTudo relembra o sucesso e a evolução do programa que foi febre nos anos 90 e 2000 e continua atualizando suas funções até hoje. 

ICQ completa 20 anos em 2016: relembre evolução do mensageiro

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O início de sucesso

O ICQ foi idealizado por quatro israelenses, Yair Goldfinger, Arik Vardi, Sefi Vigiser e Amnon Amir, na Mirabilis. Na época da sua criação, o programa tinha como principal objetivo possibilitar a comunicação instantânea entre usuários do sistema operacional Windows. E a ideia deu certo!

Um ano após a sua criação, em 1997, o serviço de troca de mensagens já contava com um milhão de usuários, com uma base de 100 mil novos usuários por semana. Em 1998, ele ultrapassou a incrível marca de 20 milhões de usuários registrados. O mensageiro se popularizou principalmente entre os jovens, que no Brasil ainda usavam a Internet discada e e 'frequentavam' os bate-papos online. 

Primeiros anos do mensageiro foram de muito sucesso (Foto: Divulgação)

A queda na popularidade do ICQ aconteceu principalmente depois da criação Windows Live Messenger, pela Microsoft, em 1999. Com o famoso MSN, o ICQ começou a perder espaço e usuários. No ano seguinte, em 2000, a ferramenta foi vendida para a empresa Mail.Ru Group.

ICQ para smartphones 

Queridinho dos anos 2000, o MSN foi extinto em 2013. No ano seguinte, o ICQ fez sua estreia nas lojas de aplicativos para celulares. Hoje, o app oferece diferentes possibilidades para seus usuários: mensagens de texto, voz e vídeo, conferência, troca de arquivos, serviço SMS gratuito, criação de Stories e jogos online.

Atualmente, os grande concorrentes do ICQ são os apps mensageiros. O aplicativo tem ferramentas parecidas com as do WhatsApp como, por exemplo, login pelo número do celular, chamadas em áudio e compatibilidade com smartphones e computadores. Outras características podem diferenciar o ICQ, como a possibilidade de encontrar qualquer pessoa do mundo, os stickers e as salas de chat.

Qual função você gostaria de ver no WhatsApp? Opine no Fórum do TechTudo.

No começo deste ano, o aplicativo ganhou um novo layout para Windows 10 e f

... icou muito parecido com o WhatsApp Web. Segundo o ICQ, a mudança deixou o programa oito vezes mais rápido, ou seja, pode ser aberto instantaneamente, consumindo menos memória.
ICQ continua lançando atualizações para sua versão mobile e para PC (Divulgação/ICQ)

A mais nova funcionalidade divulgada pelo aplicativo é a possibilidade de usar filtros nas fotos, como no Snapchat. O nome da ferramente é “Masks” e permite colocar máscaras e fantasias nos rostos dos usuários nas fotos e videochamadas, além de poder desenhar na tela com diferentes cores.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.