O Flash é o novo aplicativo lançado pelo Facebook que oferece uma interface e recursos bem parecidos com o popular Snapchat. Por enquanto, o app está disponível apenas no Brasil e para usuários com celular Android. O download do programa é grátis e ele é oferecido em português.

A nova rede social usa o mesmo login do Facebook e tem funções divertidas de “máscaras” com realidade aumentada para selfies, semelhante às lentes do Snapchat. As fotos e vídeos instantâneos podem ser compartilhados com os amigos e ficam no ar apenas 24 horas. Curioso para saber como funciona? Veja, a seguir, o passo a passo de como usar o app Flash.

Snapchat inclui suporte para Spectacles e dá detalhes para usar

Acesse o Flash usando sua conta do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Registrar: fotos, vídeos e máscaras

Passo 1. Para começar, faça o download do Flash no celular. Ao abrir o aplicativo, ele já identifica seu login no Facebook, caso você esteja logado no smartphone. Caso contrário, toque em “Entrar” e adicione suas credenciais de e-mail e senha, confirmando em “Entrar” novamente.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 2. Na tela inicial, o aplicativo já mostra o acesso à câmera, para registrar os momentos instantâneos de forma prática. Para tirar uma foto, toque uma vez no botão circular central. É possível alternar entre as câmeras frontal e traseira no ícone de “seta” do topo. Para gravar um vídeo, mantenha o botão central pressionado: note que o tempo será marcado em vermelho.

Registra sua foto ou vídeo no Flash do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para usar as máscaras nas selfies, toque no ícone de “carinha” na base do app. Note que o efeito de máscara será aplicado ao seu rosto na foto. As opções estão listadas em botões redondos na base: basta tocar para aplicar e rolar a tela nas laterais para visualizar mais efeitos. Ao escolher a máscara, toque no botão central para registrar a foto ou pressione para gravar um vídeo com áudio.

Aplique máscaras em suas selfies pelo Flash no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalizar

Passo 1. Depois de registrar sua foto ou vídeo vem a etapa de personalização. No topo direito, o primeiro ícone permite adicionar adesivos divertidos. Escolha um dos itens da lista e toque para aplicar na foto.

Personalize seu post com adesivos divertidos no Flash (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Depois, no ícone de “TT”o usuário poderá adicionar tex

... tos personalizados. Digite o que preferir e confirme a aplicação tocando na tela. Em seguida, o símbolo de “lápis” permite desenhar no post, com opções coloridas que aparecem no canto direito da tela.
Adicione textos ou desenhos no post pelo Flash (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para aplicar os filtros, basta arrastar a tela da direita para a esquerda. Você verá os filtros disponíveis no dia, em português.

Arraste a tela para visualizar e aplicar os filtros no Flash (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Por fim, na base no app, na esquerda da tela, o usuário poderá tocar no ícone de “seta” para baixar a mídia de foto/vídeo no celular. Já no item de “relógio” é possível personalizar por quanto tempo o seu amigo poderá visualizar o post depois de abrir, de um até 10 segundos.

Baixe a imagem no celular e escolha o tempo de visualização do post no Flash (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Publicar na história ou enviar para amigos

Passo 1. Ao finalizar as personalizações, toque na seta azul para enviar ou postar sua imagem. Você será levado para a aba de envios. No topo, há a opção “Sua história”, que é como se fosse sua “linha do tempo” no app, na qual todos seus amigos no Flash visualizam esse conteúdo.

Confirme em “Adicionar” para postar. Também é possível tocar em “Enviar” ao lado de amigos específicos, para mandar no chat privado do Flash. Confirme em “Terminei” para enviar o post.

Envie seu post para amigos e publique na sua história no Flash (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para visualizar suas histórias no Flash, acesse a página principal do app e toque no ícone da direita (com quatro quadrados). No topo estarão suas histórias publicadas. Basta tocar para abrir em tela cheia, uma em sequência da outra.

Visualize suas histórias no Flash do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicionar amigos e acessar o bate-papo

Passo 1. Para encontrar e adicionar seus amigos, toque no ícone de “boneco”, no topo do aplicativo do Flash. Na aba “Adicionar amigos”, você encontra contatos diretamente do Facebook. Confirme em “Adicionar”. Já na aba “Seus amigos”, estão os contatos já adicionados por você. Use a lupa no topo para pesquisar por pessoas específicas.

Adicione seus amigos no Flash do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Já para abrir o bate-papo privado com seus amigos, toque no ícone de “balão de conversa”, na esquerda da tela inicial. Serão listados todos seus chats e, para iniciar uma nova conversa, toque no ícone de “+” no topo direito do bate-papo.

Abra o chat e mande posts privados para seus amigos no Flash (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ao selecionar um chat, o usuário pode enviar mensagens de texto ou fotos registradas pelo Flash, de forma prática.

Qual a sua rede social favorita? Opine no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.