O Airbnb anunciou nesta quinta-feira (17), a plataforma "Viagens" (ou Trips, em inglês), com recursos que expandem seus serviços para muito além do aluguel de casas. O aplicativo para celulares contará com três abas: "Homes" (Acomodações), "Experiences" (Experiências) e "Places" (Lugares).

A mudança de foco tem o objetivo de ampliar o conceito de hospedagem, permitindo que viajantes se sintam em casa durante toda a estadia. A previsão é de que o serviço chegue ao Brasil em 2017, começando pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro

Como planejar uma viagem com 'place pins' no Pinterest; veja dicas

Airbnb lança "Experiences" e "Places" na plataforma Trips (Foto: Divulgação/Airbnb)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A ideia de programar viagens não é um assunto novo para o Airbnb. Em 2015, a empresa já testava o app "Journeys" que tinha essa função. No entanto, o Trips veio como algo maior e mais elaborado.

Revelada pelo CEO do Airbnb, Brian Chesky, a plataforma tem o intuito de "tornar viagens mágicas novamente" por meio de ferramentas fáceis de usar. Além da já tradicional busca por imóveis, situada na aba "Acomodações", os usuários poderão escolher quais locais conhecer e atividades para realizar durante seus passeios.

A aba "Experiências" oferece programas a serem realizados com base no que os próprios moradores costumam fazer. Você poderá escolher entre algo curto, com duração de apenas algumas horas, ou optar por uma experiência de imersão, como cursos específicos. Para ajudar na escolha, o app oferece trailers que mostram, de forma resumida, o conteúdo de cada programação.

A seção "Lugares" irá mostrar os melhores locais de cada cidade. Não necessariamente aqueles que não estão indicados nos tradicionais guias turísticos, mas lugares interessantes, muitos deles conhecidos apenas por pessoas que realmente vivem ali. Para isso, o Airbnb contará com experts locais, divididos por áreas de conhecimento.

Novo app contará com as abas "Experiences" e "Home" para planejar viagens (Foto: Divulgação/Airbnb)

Futuramente, as funções "Flights" (Voos) e "Services" (Serviços) também serão adicionadas à plataforma. Questionada sobre a possibilidade de reserva de voos diretamente do app, a assessoria do Airbnb respondeu que o transporte é um ponto chave para a nova plataforma, mas que é algo que só deve estar no papel em 2018. 

... Já sobre a possibilidade de aluguel de carros, a resposta foi mais animadora: o recurso pode estar presente em "Serviços", e mais informações serão dadas nos próximos meses.

Inicialmente, o Trips estará disponível para apenas 12 cidades: Los Angeles, São Francisco, Miami, Detroit, Havana, Londres, Paris, Florença, Nairóbi, Cidade do Cabo, Tóquio e Seul. No entanto, deve ser expandido para um total de 50 cidades em 2017. Um mapa exibido durante a apresentação revelou que as primeiras cidades da América do Sul serão São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.

Aproveite a viagem: como ficar invisível no Facebook pelo celular? Descubra no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.