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Asana é uma plataforma online de gerenciamento de tarefas colaborativa. É possível criar e administrar trabalhos, convidar amigos para formar um grupo de colaboração e controlar tudo por meio de quadros e colunas capazes de dividir as tarefas de forma organizada e prática. Confira como usar:

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Cadastro

Passo 1. O primeiro passo é ter um cadastro no Asana. Na página inicial, clique no botão “Get Strarted For Free”, ou “Comece de graça”, para realizar seu cadastro gratuito na plataforma. O Asana também tem opção Premium, como pagamento opcional, mas para entrar e usar as funções básicas não é necessário pagar nada;

Como usar o Asana, um gerenciador de tarefas colaborativo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como usar o Asana, um gerenciador de tarefas colaborativo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 2. Preencha seu e-mail e clique em “Sign Up” ou “Inscrever-se” para iniciar o processo de inscrição na plataforma. Em seguida, verifique o e-mail enviado para sua caixa de entrada, para confirmar a inscrição;

Faça a inscrição e confira o e-mail enviado para a sua caixa de entrada (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Faça a inscrição e confira o e-mail enviado para a sua caixa de entrada (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 3. Complete seu perfil com os dados pessoais, foto e o que mais desejar inserir no cadastro inicial do Asana, além da senha, é claro;

Complete o perfil com os dados necessários (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Complete o perfil com os dados necessários (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 4. Defina um nome para seu time, clique em “Continue”;

Defina um nome para seu time (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Defina um nome para seu time (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 5. Defina quem será convidado para sua equipe, digitando os e-mails dos membros iniciais, logo depois, clique em “Continue”.

Defina quem fará parte da sua equipe (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Defina quem fará parte da sua equipe (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Seu cadastro estará completo e o Asana será aberto com sucesso.

Administrando tarefas

No painel inicial, o usuário verá as ferramentas principais disponibilizadas. Para criar e gerenciar, siga os próximos passos:

Passo 1. Clique no botão de “+”, no topo da página, para criar uma nova ação;

Veja como criar uma nova ação (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Veja como criar uma nova ação (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 2. Selecione “Add Task” ou “Adicionar tarefa” (em português) para criar a tarefa. Isso também pode ser feito pelo botão de mesmo nome;

Adicione uma tarefa (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Adicione uma tarefa (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 3. Digite o nome da tarefa, verifique o autor e quem mais vai colaborar com ela. Em seguida, clique em “Create Task”, ou “Criar Tarefa”;

Defina os detalhes da tarefa (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Defina os detalhes da tarefa (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 4. Clique na tarefa criada para abrir seus detalhes. É possível adicionar comentários na caixa em branco que se abre, definir uma data de vencimento na opção “Due Date” ou adicionar selos, como Favoritos (Coração), Rótulo (Tags), Criar Subtarefas (Subtasks) ou Anexar Arquivos (Attachments);

Defina os detalhes da tarefa (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Adicione comentários e selos, defina uma data de vencimento e anexe arquivos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 5. Para concluir a tarefa criada, basta clicar no botão verde;

Clique no botão verde e conclua a tarefa (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Clique no botão verde e conclua a tarefa (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 6. As tarefas ficam sempre organizadas nos campos “New Tasks” ou “Novas Tarefas” e “Upcoming” ou “Futuras Tarefas”.

Organização de tarefas na plataforma (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Organização de tarefas na plataforma (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Quadros (Boards)

O Asana também permite criar e administrar tarefas com quadros, ou “Boards”, similar a concorrentes, como o Trello. Para isso, na sua área inicial, clique na opção “Get Started With a Project” ou “Comece um projeto” e, na janela que se abrir, marque a opção “Board”. Em seguida clique em “Create Project” ou “Criar Projeto”. Em seguida, siga os passos.

siga os passos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Crie e administre tarefas com quadros (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 1. Dentro do projeto é preciso adicionar colunas. Isso pode ser feito no botão “Add Columns”. Nomeie sua coluna para começar o projeto;

Crie e nomeie colunas (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Crie e nomeie colunas (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 2. Na coluna criada, clique no sinal de “+” para adicionar uma tarefa de projeto. Nomeie-a;

Crie uma tarefa na coluna (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Crie uma tarefa na coluna (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 3. Dentro da tarefa, ela funciona de forma similar a uma tarefa do modo de listas, demonstrada no passo 4 da administração de tarefas. É possível inserir data de vencimento e há espaço para comentários;

dknckd (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Insira data de vencimento e faça comentários (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 4. Para mover uma tarefa de uma coluna para a outra, simplesmente arraste-a para os lados com o mouse.

Arraste a tarefa para movê-la de coluna (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Arraste a tarefa para movê-la de coluna (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O Asana permite ainda personalizações de quadros, nomes e outras ferramentas mais complexas, mas acessíveis a quem utiliza a versão paga ou para quem possui muitos membros na equipe. Estes são os primeiros passos para começar seu projeto na plataforma.

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