Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Xbox original foi lançado pela Microsoft em 15 de novembro de 2001 e, recentemente, completou 15 anos como o console de estreia da empresa no mercado de games. Com uma filosofia totalmente diferente dos concorrentes na época ( PlayStation 2 e GameCube) o Xbox teve muitas curiosidades durante sua trajetória. Confira algumas das mais interessantes:

Conheça o Xbox One S, novo console Slim da Microsoft

Design X-travagante

Quando o Xbox foi apresentado, em 2000, seu design era literalmente uma letra "X" gigantesca e prateada. Não se sabe se esta versão chegou a ser considerada para o lançamento ou se esse visual era apenas para demonstração. No ano seguinte, entretanto, o console como o conhecemos foi revelado na feira de games "E3".

O Xbox original poderia ter sido uma letra X gigante segundo seu design inicial (Foto: Reprodução/Daniel Primed)O Xbox original poderia ter sido uma letra X gigante segundo seu design inicial (Foto: Reprodução/Daniel Primed)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Mascotes nunca usados

Além de seu design inusitado, na revelação do Xbox, a Microsoft havia anunciado, também, um mascote para o console. Uma mulher com uma tatuagem de "X" no abdome estava cotada para protagonizar seu próprio jogo ao lado de um companheiro robô. A ideia, porém, foi abandonada.

Posteriormente, houve um rumor que dizia que o personagem "Blinx" do game Blinx: The Time Sweeper seria o mascote do console, mas a baixa popularidade do jogo teria cancelado os planos.

O Xbox teve vários mascotes planejados mas não levou adiante nenhum deles (Foto: Reprodução/Daniel Primed)O Xbox teve vários mascotes planejados mas não levou adiante nenhum deles (Foto: Reprodução/Daniel Primed)

Halo: do PlayStation 2 ao Xbox

O personagem que acabou virando o mascote não oficial do Xbox foi ninguém menos que Master Chief, protagonista da série de games Halo, o primeiro grande sucesso do console da Microsoft.

O que nem todos sabem, no entanto, é que Halo originalmente foi desenvolvido para o PlayStation 2 e Dreamcast. Apenas quando a Microsoft comprou a produtora Bungie, por acreditar no potencial do game, é que ele se mudou para o Xbox.

Halo no PlayStation 2 e Dreamcast teria sido um jogo de tiro em terceira pessoa (Foto: Reprodução/Gameswelt)Halo no PlayStation 2 e Dreamcast teria sido um jogo de tiro em terceira pessoa (Foto: Reprodução/Gameswelt)

A compra da Rare

Enquanto Master Chief garantia o sucesso da Microsoft com uma grande parte de seu público, a empresa ainda precisava de mais variedade em seus games e, para isso, resolveu se voltar para uma de suas concorrentes.

Foi quando a fabricante do Xbox comprou da Nintendo o estúdio Rare, responsável por franquias como Banjo-Kazooie, Conker e Killer Instinct, por US$ 375 milhões, mais de R$ 1,2 bilhão.

A Rare acabou por lançar apenas 2 jogos no Xbox, entre eles o remake Conker: Live & Reloaded (Foto: Reprodução/IGN)A Rare acabou por lançar apenas 2 jogos no Xbox, entre eles o remake Conker: Live & Reloaded (Foto: Reprodução/IGN)

O nascimento da Xbox Live

Um dos maiores diferenciais do Xbox é que ele possuía uma porta de rede, em vez do tradicional modem para internet discada. Essa foi uma aposta acertada para um futuro online nos consoles.

Um ano após a chegada do videogame, foi lançada a Xbox Live, um serviço de assinatura que permitia jogar online com seus amigos e cujo modelo se espalhou para todos os consoles atuais.

O DVD de beta da Xbox Live tinha um texto com os dizeres: Obrigado por nos ajudar a moldar o futuro dos jogos (Foto: Reprodução/John Rockefeller)O DVD de beta da Xbox Live tinha um texto com os dizeres: Obrigado por nos ajudar a moldar o futuro dos jogos (Foto: Reprodução/John Rockefeller)

Primeiro console com HD

Outra grande adição que o Xbox tinha em relação aos consoles da época é que ele contava com um HD interno de 10 GB para saves e outros dados.

Graças a esse espaço de armazenamento, a Microsoft foi capaz de criar a "Xbox Live Arcade", um serviço no qual jogos menores poderiam ser comprados online para o console e baixados para o HD. Esse modelo de negócios decolou depois no Xbox 360 e hoje também é utilizado em todas as plataformas.

Os primórdios da Xbox Live Arcade criaram um modelo utilizado até hoje (Foto: Reprodução/Wikipedia)Os primórdios da Xbox Live Arcade criaram um modelo utilizado até hoje (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Um enorme prejuízo

Apesar de o Xbox ter sido um sucesso de vendas, vale a pena ressaltar que ele rendeu um grande prejuízo para a fabricante, já que ela praticamente pagava para o usuário levar o videogame para casa.

Em seu lançamento, o console custava US$ 299 (por volta de R$ 1 mil), mas cada unidade custava aproximadamente US$ 425 (em torno de R$ 1.450) para ser fabricada. Após quatro anos, supostamente, o Xbox causou um prejuízo de US$ 4 bilhões (mais de R$ 13,6 bilhões) aos cofres da Microsoft.

Cada unidade do Xbox vendida causava prejuízo à Microsoft (Foto: Reprodução/Digital Trends)Cada unidade do Xbox vendida causava prejuízo à Microsoft (Foto: Reprodução/Digital Trends)

O “Duke” dos controles

Na primeira versão do Xbox, os controles do videogame eram extremamente grandes, o que garantiu a eles o apelido de “Duke”. Apenas pessoas com mãos bem grandes conseguiam segurar bem o joystick, enquanto o resto do público se sentia bastante desconfortável.

Isso levou a Microsoft a lançar uma nova versão menor, o "Xbox Controller S", essencial para a popularização do console.

O primeiro controle do Xbox, apelidado de Duke, à esquerda, era bem maior que o modelo menor Xbox Controller S à direita (Foto: Reprodução/Racketboy)O primeiro controle do Xbox, apelidado de Duke, à esquerda, era bem maior que o modelo menor Xbox Controller S à direita (Foto: Reprodução/Racketboy)

Alta rejeição no Japão

O primeiro Xbox teve vendas de pouco mais de 24 milhões de unidades no mundo todo, sendo o mercado japonês responsável por apenas 2 milhões de aparelhos. Por algum motivo, o console da Microsoft não vendeu bem por lá e há várias teorias que explicam esse fato, mas nada definitivo. 

Entre algumas delas, está o ponto de o público japonês não gostar de FPS, que era o carro chefe do console. Além disso, há teorias que associam a rejeição ao tamanho tanto do controle quanto o do videogame. Há, ainda, superstições como a letra "X" ser associada à morte, que podem estar entre as motivações do baixo volume de vendas.

Desde o lançamento do Xbox original as plataformas da Microsoft têm dificuldade em conquistar fãs no Japão (Foto: Reprodução/USgamer)Desde o lançamento do Xbox original as plataformas da Microsoft têm dificuldade em conquistar fãs no Japão (Foto: Reprodução/USgamer)

O logo verde do Xbox

O designer Horace Luke, responsável pelo logo e material de marketing do primeiro Xbox, afirma que a cor verde foi escolhida por ser a cor que representa a tecnologia.

Porém, o co-criador do material, Seamus Blackley, revelou que Horace havia comprado um conjunto de canetas especiais e que seus colegas de trabalho as pegavam emprestadas e não devolviam. No momento de fazer o logo, a caneta verde era a única que ele ainda tinha.

A cor da tecnologia ou a única caneta disponível? O logo verde do Xbox mantém o mistério de sua origem (Foto: Reprodução/Ubergizmo)A cor da tecnologia ou a única caneta disponível? O logo verde do Xbox mantém o mistério de sua origem (Foto: Reprodução/Ubergizmo)

Quais as diferenças entre Xbox One e Xbox One S? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.