Os alunos Nabanita De, Anant Goel, Qinglin Chen e Mark Craft desenvolveram o plugin FiB para Google Chrome com o objetivo de impedir a divulgação de notícias falsas no Facebook. A extensão, criada em 36 horas durante o hackathon na Universidade de Princeton, analisa o conteúdo publicado na rede social e detecta se as publicações são confiáveis ou não.

Google anuncia Fact Check; recurso checa se notícia é verdadeira ou falsa

Em meio às polêmicas da eleição presidencial americana em 2016, o Facebook decidiu intensificar as medidas para conter a divulgação de conteúdo enganoso. Recentemente, a rede social anunciou que impedirá anúncios de sites que divulgam notícias falsas em sua plataforma.

Estudantes desenvolveram plugin para combater notícias falsas no Facebook (Foto: Reprodução/Mashable)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Em entrevista ao site Mashable, Nabanita – uma das criadoras da ferramenta – informou que o plugin teve 50 mil downloads até o momento. Segundo a jovem, o objetivo do grupo era descobrir uma forma de lidar com as informações divulgadas no Facebook.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo. 

A extensão funciona da seguinte forma: é analisada a fonte que divulga o conteúdo – como notícias e imagens –  para os usuários da rede social.

Após o post ser verificado, é filtrado com uma “pontuação de confiança”, seja  de “verificado” ou “não verificado”. Dessa forma, a pessoa conseg

... ue saber se a publicação é confiável ou não baseado no aprendizado de outros usuários.

Qualquer desenvolvedor pode fazer a sua contribuição para melhorar a extensão, já que os jovens deixaram a ferramenta em código aberto. Apesar do projeto ter sido idealizado sem a participação do Facebook, Nabanita incentiva uma futura força-tarefa junto com a rede social para aprimorar o plugin. 

Via Mashable


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.