Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Ter um usuário e senha nem sempre é garantia de segurança, pois alguém pode conseguir essa informação e usá-la. Felizmente existe uma maneira de descobrir se isso está acontecendo: basta verificar as tentativas de login indevido. Para isso, você pode configurar o Windows para exibir o que aconteceu nos últimos acessos do Windows 10 usando seus dados. A informação será exibida em uma tela azul, logo depois do usuário entrar com seu nome e senha. 

App Fotos do Windows 10 ganha ferramenta de desenho; saiba usar

Antes de começar o processo, embora este tutorial seja no Windows 10, exibir as informações de login anteriores durante o logon é um recurso que existe há muito tempo. Ou seja, pode funcionar de forma semelhante também no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1.

Descubra como fazer o Windows exibir as informações dos últimos acessos no logon (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Faça o Windows exibir as informações dos últimos acessos no logon (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Execute o “Editor de Registro do Windows”. Para isso, pressione as teclas “Windows + R” simultaneamente e, na pequena janela que aparece, digite “regedit” e tecle enter. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim”, para autorizar a execução;

Executando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System";

Acessando HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acesse o que se pede no passo 2 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com a chave System selecionada, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia do quadro do lado direito da janela do editor. No menu exibido, clique em “Novo” e depois em “Valor DWORD (32-bits)”;

Criando um novo valor no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Criando um novo valor no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Assim que o valor for criado, coloque a palavra “DisplayLastLogonInfo”, no lugar do nome padrão e tecle "Enter" para confirmar;

Renomeando o valor criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Renomeando o valor criado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Em seguida, dê um clique duplo no novo valor para poder editá-lo. Quando a janela de edição aparecer, mude o valor do campo Dados do valor de “0″ para “1″ e depois confirme, clicando no botão “OK”. Feche o Registro para concluir a tarefa;

Configurando o valor para exibir as informações dos últimos acessos no logon  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Configurando o valor para exibir as informações dos últimos acessos no logon (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Depois de concluir as etapas, reinicie o computador. Ao fazer login novamente em sua conta local, você verá uma primeira mensagem sobre como fazer login interativo no computador.

Visualizando a primeira mensagem pós login depois da mudança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando a primeira mensagem pós login depois da mudança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A partir do segundo login, o sistema começará a exibir informações dos acessos anteriores.

Embora isso não impeça outras pessoas de tentar acessar o seu computador, agora você tem pelo menos uma maneira de checar se alguém invadiu sua conta local ou tentou adivinhar sua senha, mas falhou no processo.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

Se depois você precisar reverter as alterações, basta repetir o processo seguindo os mesmos passos, mas desta vez no passo 5, altere o valor DWORD de 1 para 0.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.