O YouTube tem opções de personalização para o usuário que deseja personalizar o seu canal de vídeos. É possível definir uma URL com o nome do seu projeto — tirando os números genéricos que identificam o canal —, mas essa função só pode ser editada uma única vez. Depois de configurada, não há a possibilidade de mudar a URL do canal do YouTube novamente. Todo o cuidado é pouco na hora de escolher o endereço, ainda que possam existir alternativas.

Como criar uma playlist no Spotify com vídeos curtidos no YouTube

YouTube: problemas para trocar a URL do canal? Entenda o que acontece (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

URL personalizada

O processo de URL personalizada é simples de ser feito, mas requer que o usuário esteja com o canal dentro de alguns pré-requisitos que o YouTube e o Google pedem: ter mais de 100 inscritos e contar com mais de 30 dias de criação. Ou seja, precisa estar a todo vapor. 

URL do YouTube, uma vez personalizada, não pode ser modificada (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como evitar que um vídeo trave? Comente no Fórum do TechTudo.

Uma vez definido, o endereço do canal não pode ser modificado. Por conta disso, o YouTube sempre sugere um URL que estejam próximos do nome do usuário ou do conteúdo do canal. Não há previsão ou menção de que esse processo mude no futuro, pois modificar a URL de um endereço na web pode ter implicações mais complexas para um canal com muitos acessos, por exemplo.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

O Google também não oferece nenhuma alternativa. Mesmo os artigos de “Ajuda” do YouTube direcionam apenas à personalização de URL. Em um dos textos, inclusive, o website indica, claramente, que “não é possível alterar URL personalizado depois de criá-lo”. Se você errou o nome, não há o que fazer para manter o canal já criado e mudar a URL do canal no YouTube.

Configurações da página do YouTube (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Possíveis alternativas e outras redes

Se o canal estiver no ar há pouco tempo ou com poucos visitantes, há sempre a oportunidade de criar um novo canal no YouTube e começar do zero, desta vez com uma URL que esteja de acordo com seus objetivos no site ou seja a mesma do Facebook, Twitter, Tumblr e outros sites.

... 40.png" width="695">Configurações da página do YouTube (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Fazendo isso, todos os vídeos precisam sem recadastrados, os totais de audiência (views) serão zerados, assim como a lista de assinantes será perdida. Se você precisa fazer a mudança, faça o quanto antes.

Mudar nome do canal

Uma dica é fazer um vídeo explicando a mudança e linkar para o novo canal no canal antigo. Você também pode mudar o nome do seu canal, mantendo a URL e dar uma dica de que mudou de nome.

Passo 1. Faça login no seu canal no YouTube;

Passo 2. Clique no Menu ;

Passo 3. Selecione <b>Meu canal;</b>

Passo 4. Leve o cursor até o nome do seu canal e clique em Editar .

Passo 5. Selecione <b>Configurações do canal</b>.

Passo 6. Em "Informações da conta", selecione <b>Alterar</b> ao lado do nome do seu canal.

Em outras redes sociais, o usuário pode modificar a URL com alguma liberdade, como no Facebook, para o caso das “Páginas”, voltadas para negócios e no Tumblr, rede de blogs.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.