Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google Tarefas é uma função embutida no Gmail que promete ajudar o usuário a organizar seus compromissos. Disponível na versão Web, o recurso permite que o usuário crie listas de afazeres para organizar o seu trabalho ou simplesmente evitar esquecer algo. Embora mais simples que o Todoist ou o Wunderlist, o recurso permite ainda anexar e-mails, criar alertas e definir um prazo para cada atividade. Confira como usar o lista de tarefas do Gmail.

Como alternar entre diferentes assinaturas de e-mail no Gmail

Como cancelar o envio de email no Gmail para iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Como cancelar o envio de email no Gmail para iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)) (Foto: Marvin Costa/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como criar uma nova lista e adicionar tarefas

Passo 1. Na tela inicial do e-mail, clique em “Gmail” e selecione “Tarefas”;

Gmail possui lista de tarefas embutidas na versão web do serviço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Gmail possui lista de tarefas embutidas na versão web do serviço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Uma pequena janela será aberta no canto direito da tela, como se fosse uma conversa do Hangouts;

Lista de tarefa aparecerá como janela no canto inferior do Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Lista de tarefa aparecerá como janela no canto inferior do Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Quando quiser adicionar uma nova tarefa, basta tocar sobre no espaço em branco ao lado de um quadrado. Digite o nome da atividade e dê Enter;

Digite nome de tarefa e dê enter para criar nova entrada na lista do Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Digite o nome da tarefa e dê enter para criar nova entrada na lista do Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Quando quiser adicionar detalhes a uma tarefa, toque na seta ao lado dela;

Toque na seta para editar detalhes da tarefa no Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Toque na seta para editar detalhes da tarefa no Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Na tela de detalhes de tarefa, é possível adicionar uma data de conclusão, fazer observações ou movê-la. Quanto terminar de editar, toque em "Voltar para lista";

Usuário pode digitar detalhes de tarefas e fazer observações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode digitar detalhes de tarefas e fazer observações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. É possível clicar e arrastar uma tarefa para cima ou para baixo, se quiser definir prioridade. Quanto concluí-la, basta clicar sobre o quadrado ao lado dela;

Usuário pode marcar tarefas que já terminou na lista do Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode marcar tarefas que já terminou na lista do Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Se quiser excluir uma tarefa que não fará mais, clique sobre ela para selecionar e, em seguida, clique na lixeira;

Usuário pode deletar tarefas que não deseja mais concluir (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode deletar tarefas que não deseja mais concluir (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como trabalhar com o básico do Google Tarefas. Confira a seguir algumas dicas adicionais.

Como criar uma tarefa a partir um e-mail

Se quiser, o usuário pode transformar os e-mails da caixa de entrada ou pastas em uma tarefa. Assim, fica fácil definir prioridades sobre as atividades relacionadas às mensagens. Veja como fazer isso:

Passo 1. Selecione a mensagem de e-mail com a qual deseja criar a tarefa;

Selecione a mensagem que deseja adicionar à nova tarefa do Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione a mensagem que deseja adicionar à nova tarefa do Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Clique no botão “Mais” acima da caixa de entrada e selecione a opção “adicionar às tarefas”;

Clique em opção destacada para adicionar e-mail à nova tarefa do Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Clique em opção destacada para adicionar e-mail à nova tarefa do Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Um novo item será criado com o título da mensagem. Sempre que quiser abri-la, basta tocar sobre a seta ao lado da tarefa e escolher “e-mails relacionados”;

Lista criada com e-mail traz mensagem anexada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Lista criada com e-mail traz mensagem anexada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Transformar seus e-mails em tarefas promete ser uma ótima forma de ser organizar.

Como gerenciar suas listas de tarefas

Criar nova lista. Se quiser, é possível ter mais de uma lista para organizar suas tarefas por temas, por exemplo. Basta tocar sobre o botão “menu” no canto inferior direito e selecionar “Nova lista”. Uma caixa de diálogo aparecerá para você dar nome ao novo conjunto de atividades;

Usuário pode criar novas listas de atividades no Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode criar novas listas de atividades no Gmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Observe que o Gmail exibe apenas uma lista por vez. Se quiser retornar à anterior, basta tocar novamente sobre o botão menu e escolher o conjunto que deseja abrir; 

Renomear uma lista. Se quiser dar um nome diferente à lista atual, toque sobre o botão menu e selecione “Renomear”. Uma caixa de diálogo aparecerá para que você digite um novo nome;

Usuário pode renomear listas de tarefas do Gmail a qualquer momento (Foto: Reprdução/Elson de Souza)Usuário pode renomear listas de tarefas do Gmail a qualquer momento (Foto: Reprdução/Elson de Souza)

Compartilhar uma lista por e-mail. É possível compartilhar uma lista por e-mail com seus contatos. Para isso, clique em ações e selecione “Enviar lista por e-mail”. Uma nova janela será aberta para que o usuário digite uma mensagem;

Google Tarefas permite enviar lista de atividades por e-mail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Tarefas permite enviar lista de atividades por e-mail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Imprimir tarefa. Caso prefira resolver e se organizar por papel, clique no botão “Ações” e selecione “Imprimir lista de tarefas”. Uma nova janela será aberta com uma versão para visualização.

Usuário pode imprimir tarefas para acompanhar tudo em papel (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode imprimir tarefas para acompanhar tudo em papel (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Limpar tarefas concluídas. Para deixar o seu quadro de tarefas mais limpo, toque sobre o botão “Ações” e selecione “Limpar tarefas concluídas”. Feito isso, o Google manterá apenas os itens a finalizar;

Usuário pode limpar lista de tarefas concluídas para ter mais espaço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode limpar lista de tarefas concluídas para ter mais espaço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Gerenciar as tarefas do Gmail é bem simples. Se quiser ferramentas mais completas para organizar suas tarefas, experimente o Todoist, o Wunderlist ou o Google Keep.

Gmail ou Outlook, qual o melhor e-mail? Comente no Fórum do Techtudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.