A equipe responsável pelo Google Earth divulgou no YouTube uma grande quantidade de vídeos em timelapse mostrando a evolução de diversas localidades ao longo do período que vai de 1984 a 2016. Os vídeos revelam a ação do homem modificando a superfície do planeta e mostram uma grande quantidade de lugares brasileiros, entre cidades e áreas mais afastadas.

Google Maps e Google Earth usam satélite da NASA; fotos estão incríveis

Chama atenção, especialmente, as imagens que mostram o resultado da ação do homem em florestas de Mato Grosso e Rondônia, mas há também vídeos que cobrem grandes cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Santa Maria (RS) e mais.

Timelapses cobrem o período que vai de 1984 a 2016 e mostram a ação do homem na superfície do planeta (Foto: Divulgação/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

No que se refere às cidades, as que mais se destacam são Manaus, Brasília e Porto Velho, todas sujeitas a processos de crescimento bem intensos no período. Outros timelapses mostram a expansão radical da atividade humana sobre áreas de florestas em Rondônia, Mato Grosso, Tasso Fragoso (Maranhão) e a região no entorno da barragem da Usina de Jirau, no Rio Madeira.

Por que a Terra tem tantos riscos quando é vista no Google Earth? Usuários debatem no Fórum TechTudo

O Google reforça que os novos timelapses tiram proveito dos recentes aprimoramentos realizados no Google Eart e Google Maps, que garantem imagens de satélite mais limpas e com menos distorções.

A nova atualização dos timelapses do Google Earth condensa imagens de mais quatro anos de observações via satélite da superfície, somando petabytes de dados. A versão anterior dos Timelapses considerava um período menor, que ia do ano de 1984 a 2013.

Abaixo, você pode assistir aos principais timelapses:

Tasso Fragoso (Maranhão):


Brasília (Distrito Federal):

Manaus (Amazonas):

... %; height: 100%;">

Porto Velho (Rondônia):

Jirau (Rio Madeira):

Mato Grosso:




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.