Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Normalmente, se particiona unidades do Windows durante a instalação do novo sistema operacional – é preciso definir todas as unidades e então formatá-las. O problema é que depois de tudo instalado, podemos mudar de ideia e querer usar um outro conjunto de partições. Nesse tipo de situação, será necessário refazer o processo e perder muitas informações. Mas há um método que permite particionar um disco rígido do seu PC sem precisar formatá-lo por inteiro.

Como criar uma pasta que não pode ser apagada e nem renomeada

Para conseguir facilmente reparticionar um disco rígido sem perder suas informações, é preciso usar o Gerenciador de Discos do Windows para encolher o espaço de qualquer partição de disco rígido no seu computador. Ao diminuir, você pode criar novas partições a partir do novo espaço disponível. 

Veja como particionar um disco rígido do seu PC sem precisar formatá-lo por inteiro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Veja como particionar um disco rígido do seu PC sem precisar formatá-lo por inteiro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Execute o "Gerenciador de Discos do Windows", para isso, pressione as teclas “Windows + R” simultaneamente. Na pequena janela que aparece, digite “diskmgmt.msc” e tecle enter. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim”, para autorizar a execução;

Executando o Gerenciador de Discos do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Gerenciador de Discos do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela do Gerenciador de Discos, você poderá ver todas as unidades que estão sendo atualmente disponíveis.

Escolha a que você deseja diminuir ou estender. Clique com o botão direito do mouse na letra da unidade que você deseja encolher ou aumentar. No menu que aparece, vá na opção correspondente a sua necessidade'

Inciando a diminuição de uma partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Inciando a diminuição de uma partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela que será exibida você verá o tamanho atual da unidade, o espaço livre e tamanho que pode encolher.

Clique dentro do campo “Digite o espaço a diminuir em MB” e coloque a quantidade de espaço que deseja liberar (observe que esse tamanho não deve exceder o espaço livre da partição) e clique no botão “Diminuir”;

Definindo o novo tamanho da partição e executando a diminuição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o novo tamanho da partição e executando a diminuição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na janela de gerenciamento de disco você verá que existe um espaço não alocado dentro da listagem de partições.

Para aproveitar esse espaço e criar uma nova partição, toque com o botão direito do mouse sobre ele. No menu que aparece, selecione a opção “Novo Volume Simples…”;

Iniciando a criação de um novo volume com o espaço livre (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a criação de um novo volume com o espaço livre (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Imediatamente será exibida a tela do “Assistente para Novas Partições Simples”, clique no botão “Avançar”;

Iniciando o Assistente para Novas Partições Simples (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o Assistente para Novas Partições Simples" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na tela seguinte, toque dentro do campo “Tamanho do volume simples em MB” e informe a quantidade de MB que a nova partição usará. Para continuar, clique no botão “Avançar”;

Definindo o tamanho da nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o tamanho da nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. A próxima tela pede a definição da letra da unidade a ser usada pela nova partição. Marque a opção padrão e clique no botão “Avançar”;

Definindo a unidade da nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo a unidade da nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. O próximo passo é a definição do formato a ser usado pela nova partição. Marque o campo “Formatar este volume com as seguintes definições” e utilize as configurações padrão do sistema (NTFS). Toque em “Avançar” para poder continuar o processo;

Definindo o formato da nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Definindo o formato da nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Na última tela, apenas configure as informações e clique no botão “Concluir”. Aguarde a execução das mudanças.

Finalizando a configuração e iniciando a formatação da nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a configuração e iniciando a formatação da nova partição (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Windows 10 travando: se atualizar sistema de novo vou resolver erros? Troque dicas no Fórum TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.