Pokémon Sun/Moon são as novas versões da clássica franquia da Nintendo. Lançados exclusivamente para o 3DS, os jogos apresentam a região tropical Alola, muitos monstrinhos inéditos e dezenas de aprimoramentos sobre a jogabilidade tradicional da série. Uma das maiores inovações da geração é o "Z-Move", o ataque especial mais poderoso do jogo. Descubra como habilitá-lo neste tutorial completo:

Confira a análise de Pokémon Sun e Moon

Evolução de A a Z

Assim como as Mega evoluções alteraram drasticamente os combates de Pokémon X e Y, a grande reviravolta na jogabilidade das versões Sun e Moon atende pelo nome de "Z-Move". Estes golpes figuram entre os mais poderosos da história da franquia e são realizados em sincronia entre treinadores e Pokémon.

Pokémon Sun e Moon: os Z-Moves são a grande novidade do gameplay (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Seu funcionamento é vinculado aos cristais especiais espalhados por toda a região de Alola, e pode ser subdivido em dois tipos de compatibilidade: há cristais associados a Tipos (por exemplo, cristais para golpes normais ou aquáticos) e cristais vinculados a determinadas espécies (golpes exclusivos do Pikachu, Snorlax, Eevee etc). 

A "Sociedade do Anel"

Antes de poder usar "Z-Moves", é preciso ter em mãos um "Z-Ring" e ao menos um cristal. Para tanto, ainda na Ilha de Melemele (onde você começa sua jornada), saia de Hau’oli City e siga para a Rota 2, local em que acontece o primeiro Trial de Pokémon Sun e Moon, o desafio do "Capitão Ilima".

Pokémon Sun e Moon: completar os Trials rende cristais Z (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Os Trials são quase uma evolução natural dos antigos ginásios, mas agora funcionam como uma gincana. Ao superar cada Trial, o jogador é presenteado com novos cristais. Por exemplo, ao vencer Gumshoos, o primeiro Pokémon Totem da campanha, é possível usar o "Z-Crystal Normalium Z", que só pode ser utilizado por Pokémon que aprenderam ao menos um golpe do tipo Normal.

Pokémon Sun e Moon: monstrinhos Totem são alguns dos mais poderosos (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Equipando Z-Moves

Para utilizar "Z-Moves" em batalha, não basta ter alguns cristais na mochila. É preciso designar os cristais manualmente ao seu Pokémon de escolha. Para fazer isso, basta apertar o botão X a qualquer momento fora das batalhas para abrir o menu de pausa, e então selecionar a janela “Bag”. Depois, circule para a direita até encontrar a aba com todos os seus cristais.

Pokémon Sun e Moon: a criatura precisa ser compatível com o cristal Z (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Ao selecionar um cristal, preste atenção a

... o texto que aparece ao lado dos Pokémon de seu time atual, à esquerda da tela: caso a palavra incompatible (grafada em vermelho) apareça ao seu lado, o cristal de "Z-Move" não pode ser utilizado pelo Pokémon em questão. Por outro lado, qualquer Pokémon marcado como compatible pode receber o cristal.

Como usar um Z-Move

Após equipar um cristal, os "Z-Moves" podem ser utilizados em todas as batalhas do game, mas lembre-se de que eles obedecem uma regra bem específica: há um limite rígido em ação, então cada "Z-Move" só pode ser utilizado uma vez por luta. Além disso, desferir um "Z-Move" consome pontos da barra de "PP". Por isso, fique alerta.

Pokémon Sun e Moon: o Z-Move aparece no canto esquerdo da tela (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)

Para soltar um "Z-Move", use a tela de toque e clique em “Fight”. Na sequência, um grande botão amarelo aparecerá à esquerda, indicando que o "Z-Move" está pronto para ser efetuado. Basta clicar nele para que treinador e Pokémon comecem sua movimentação sincronizada e ataquem com força total. 

Pokémon Sun e Moon: Temos que pegar todos os cristais (Foto: Reprodução / Thomas Schulze)
Pokémon Sun e Moon valem a compra de um New 3DS XL? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.