Usuários podem ter que reiniciar o Chrome – um dos mais populares navegadores disponível para Windows, Mac (Mac OS X), Linux (Ubuntu), Android e iOS – por instabilidades e problemas no desempenho. Embora muitos internautas escolham apenas fechá-lo e abri-lo manualmente, é possível tornar essa tarefa mais rápida por meio de um comando na barra do navegador. Veja como criar atalhos e botões para reiniciar o browser do Google no seu computador.

Como definir atalhos de teclado para extensões no Google Chrome

Google Chrome pode reiniciar com comando no barra de endereço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como reiniciar a partir da barra de endereços

Antes de reiniciar o Chrome, o usuário deve salvar todos os seus trabalhos e formulários abertos. Observe ainda se o navegador não está carregando alguma foto para o Facebook ou outro site, já que o processo será interrompido.

Para reiniciar o Chrome, será usada a barra de endereço do navegador, que é o local onde o usuário digita o site que deseja visitar. Em primeiro lugar, apague todo o conteúdo do espaço e digite o seguinte comando: "chrome://restart" (sem as aspas). Aperte "Enter" e veja que o navegador fechará sozinho e iniciará segundos depois com as mesmas abas abertas, dependendo do desempenho do seu computador.

Google Chrome reiniciará com o comando chrome://restart na barra de endereço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! É só prosseguir com o seu trabalho. Caso continue enfrentando problemas, confira como restaurar as configurações originais do Google Chrome.

Como criar atalhos para reiniciar o Chrome

Se for necessário reiniciar o Chrome com certa frequência, uma boa saída pode ser criar atalhos para reiniciar o aplicativo. Confira algumas opções:

Adicionar aos favoritos: toque no botão de reticências do Chrome, aponte o mouse para a opção “Favoritos” e clique em “Adicionar esta página aos Favoritos”. Na janela que se abre, clique em "editar". Em seguida, na nova janela, digite “Reiniciar o Chrome" no campo nome e cole o endereço chrome://restart no campo URL. Deixe a opção “Barra de favoritos” marcada e clique em "Salvar" para finalizar.

... chrome-como-reiniciar-navegador-browser-3.png" width="695">Adicione URL para reiniciar o Chrome como favorito do navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Após salvar o comando nos favoritos, basta digitar “Reiniciar o Chrome” para que a URL seja sugerida pelo navegador. Se quiser manter o atalho sempre visível, é preciso apenas abrir o menu do navegador, posicionar o mouse sobre a opção “Favoritos” e clicar em “Exibir barras de favoritos”. A barra também é exibida automaticamente na tela de nova aba.

Criar atalho de teclado: caso não queira bagunçar os seus favoritos, é possível adicionar o comando de reiniciar como tela inicial e usar o atalho de teclado nativo do Chrome. Contudo, o usuário deve ter muito cuidado antes de fazer isso e seguir atentamente as instruções para evitar problemas. 

Adicione a URL como Página inicial do Chrome para reiniciar com o comando "Alt+Home" (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Primeiramente, abra as configurações do Chrome. Procure pela opção “Aparência” e marque “Mostrar botão Página inicial”. Logo depois, clique em "Alterar" e, na pequena caixa, digite o comando "chrome://restart" na opção “Abrir esta página”. Após clicar em "OK', recomendamos desmarcar novamente a opção de mostrar o botão. Assim, evita-se cliques acidentais e será possível usar o atalho “Alt+Home” para reiniciar o navegador.

Pronto! Agora você já sabe como reiniciar o Chrome de forma rápida no seu computador.

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.