Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Quem usa bastante arquivos do tipo PDF pode acabar se deparando com documentos que são protegidos contra impressão, embora permitam que o usuário visualize o conteúdo e tenha até permissão para copiá-lo. A proteção contra impressão é um mecanismo de segurança que pode ser removido com facilidade, permitindo que o PDF seja impresso normalmente. Confira, no tutorial abaixo, como fazer isso de forma rápida e sem a necessidade de instalar nada no seu computador.

Como converter slide PPT para PDF

Usando o Smallpdf

Existe vários sites na Internet que permitem a remoção de proteções contra cópia e impressão de arquivos PDF. Nesse tutorial, vamos usar o smallpdf, mas você pode obter os mesmos resultados com outras opções.

No Smalpdf, acesse o recurso de desbloqueio de documentos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)No Smalpdf, acesse o recurso de desbloqueio de documentos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Passo 1. Acesse o smallpdf e escolha “Desproteger PDF”;

Arraste o PDF que deseja liberar para impressão (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Arraste o PDF que deseja liberar para impressão (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Você pode arrastar o arquivo bloqueado no grande retângulo cor-de-rosa ou clicar em “Escolher arquivo” para encontra-lo manualmente;

Espere enquanto o site carrega o seu arquivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Espere enquanto o site carrega o seu arquivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Aguarde o carregamento do arquivo. O tempo varia conforme a velocidade da sua conexão com a Internet e o tamanho do documento;

O arquivo estará carregado e, ao lado, um aviso sobre direitos autorais (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)O arquivo estará carregado e, ao lado, um aviso sobre direitos autorais (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. A nova tela terá o documento carregado e, à direita, um aviso: trata-se de um alerta para que você tenha em mente que ao desbloquear um documento, vai acabar infringindo os direitos autorais de alguém;

Confirme para prosseguir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Confirme para prosseguir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Para confirmar, selecione o quadrado ao lado da mensagem “Eu juro que eu tenho o direito de editar este arquivo e remover sua proteção”;

Clique no botão para desproteger o arquivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique no botão para desproteger o arquivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. O botão “Desbloquear PDF!” estará liberado. Basta clicar sobre ele e aguardar;

Clique no botão representado pela seta para baixo para salvar o novo arquivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique no botão representado pela seta para baixo para salvar o novo arquivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Agora, baixe o arquivo desbloqueado originado pelo Smallpdf.

Pronto, você já pode imprimir o PDF normalmente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Pronto, você já pode imprimir o PDF normalmente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Para testar, abra o arquivo que você desbloqueou no seu leitor de PDFs de preferência e verifique se a opção de impressão está liberada.

Como baixar um arquivo .pdf? Comente no Fórum do TechTudo.  

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.