VK (VKontakte) é uma rede social de origem russa que se coloca como alternativa ao Facebook, buscando privilegiar os mesmos tipos de interação e formas de relacionamento da rede social mais famosa. Recentemente, a rival europeia da plataforma de Mark Zuckerberg ganhou uma nova interface gráfica  – que alterou a forma de usar as ferramentas, promovendo um nível de integração maior entre as versões do site e dos aplicativos. Veja as últimas cinco mudanças que deixaram a VK ainda mais parecida com o Facebook.

VK, o 'Orkut russo', mira Brasil na expansão global contra o Facebook

Celulares e navegadores passam a exibir a mesma versão da VK (Foto: Divulgação/VK)

Embora as comparações entre a VK e o Facebook sejam inevitáveis, é importante destacar que as mudanças deixaram a rede social russa mais fácil de entender e de usar. Com elementos que buscam torná-la ainda mais próxima da rival, a plataforma ficou mais amigável, especialmente para novos usuários.

1) Mesma experiência, não importa o dispositivo

Uma das grandes novidades da VK é o cuidado para que a rede tenha, basicamente, "a mesma cara", não importa se o usuário está acessando sua conta no navegador, em um celular ou no tablet. 

Além disso, a interface da rede social ficou mais organizada, com novos ícones, fontes maiores e com aspecto mais limpo, já que, de acordo com o blog oficial da rede, conteúdo que era desnecessário, ou pouco utilizado, acabou eliminado. Outra novidade, em termos de aparência, é o menu à esquerda, que ganhou uma nova ordenação de elementos, privilegiando os mais acessados. 

2) Maior controle sobre o feed de Notícias

Notícias ganham menu na coluna à direita para controle direto sobre o conteúdo na timeline (Foto: Divulgação/VK)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

As notícias ganham um menu mais bem resolvido e destacado, que fica em evidência na coluna direita do site. A possibilidade de acionar o feed inteligente, que privilegia conteúdo em evidência no momento, ganhou um controle de fácil visualização  – que permite ao usuário desativar ou ativar esse filtro com facilidade.

O ponto positivo dessa mudança é que, diferente do que ocorre no Facebook, o usuário tem um controle mais preciso e fácil sobre o conteúdo da timeline. A rigor, a nova forma de interagir com as "notícias" e  "notificações" são as grandes novidades da VK. 

3) Mensagens apresentam aparência similar ao do Facebook

Mensagens passam a funcionar da mesma forma que no Facebook (Foto: Divulgação/VK)

A tela de controle das "Mensagens" também foi remodelada

... e, como tudo da VK, evidência a “inspiração” no Facebook em cada elemento: painel de contatos, caixa de mensagens e estrutura do arquivo de mensagens recebidas.

4) Notificações ficam mais organizadas

Área de Notificações foi enriquecida com design que diferencia os tipos de conteúdo (Foto: Divulgação/VK)

O espaço de alertas da VK também ganhou novos elementos e um design mais fácil de entender. A exibição das notificações ficou mais organizada, tendo em vista o tipo de conteúdo (curtidas, solicitações de amizade, menções, aniversários e outros eventos). O usuário pode assinar para acompanhar páginas e notícias que achar relevantes  –  o que gera notificações específicas no espaço.

5) Visualização de Fotos e imagens segue o modelo do Facebook

Fotos são visualizadas de forma bem similar à oferecida no Facebook (Foto: Divulgação/VK)

Assim como nas "Mensagens", o mecanismo de exibição de fotografias dentro da VK traz semelhanças ao Facebook: colocadas em evidência, as imagens procuram favorecer visualização horizontal com destaque para informações do autor na parte direita da tela, assim como comentários e curtidas referentes à imagem.

O que você acha da rede social VKontakte, conhecido "Orkut russo"? Comente no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.