Os passageiros do transporte público na cidade do Rio de Janeiro passaram a contar com uma nova forma de pagamento de suas passagens: eles poderão usar seus cartões de crédito, débito ou pré-pago, além das carteiras virtuais de celulares, como o Samsung Pay. A novidade foi apresentada pela MasterCard e pela SuperVia (empresa responsável pelo serviço de trens urbanos no Rio de Janeiro) na semana passada. A previsão é de que o sistema esteja disponível a partir de janeiro do próximo ano na estação Central do Brasil, a principal da cidade.
A nova solução promete mais segurança e comodidade, já que o usuário não precisará andar com dinheiro para pagar sua passagem e enfrentar filas para comprar o bilhete. Cerca de 30% dos passageiros do serviço de trem no Rio utilizam pagamento em dinheiro na bilheteria e a Supervia estima que a demora em filas chegue a até 15 minutos. Assim, o novo método de pagamento também deve poupar tempo.
Lançamento do Samsung Pay tem inclusão do Galaxy S6 e queixas de clientes
Usuários de trem no Rio de Janeiro poderão usar cartão sem contato para pagar a passagem (Foto: Divulgação/Mastercard)
Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular
Para utilizar a novidade, é preciso ter um cartão com a função de pagamento por aproximação. O usuário deverá solicitar ao banco a mudança de seu cartão com chip para um cartão sem contato. De início, a nova forma de pagamento nos trens do Rio só estará disponível para cartões com a bandeira MasterCard.
Esse tipo de cartão não exige o uso de senha; basta aproximar da máquina para que o pagamento seja efetuado. O valor é debitado da conta automaticamente ou cobrado na fatura do cartão de crédito. Por esse motivo, existe um limite para gastos de R$ 50 por transação. No caso do transporte público, esse limite não é um problema, visto que o valor da passagem é baixo, de R$ 3,70 por viagem no Rio de Janeiro.
Além do cartão sem contato, será possível utilizar o celular para pagar a passagem, desde que o smartphone tenha a função de carteira virtual. Como no Brasil o único serviço do tipo é o Samsung Pay, por enquanto, apenas os aparelhos da Samsung habilitados com o recurso servirão para pagar a passagem no transporte público.
A lista de modelos com o sistema de pagamento virtual inclui os Galaxy S7 e Galaxy S6, com suas respectivas variações Edge, Galaxy Note 5, Galaxy A7 2016 e Galaxy A5 2016. No caso do pagamento da passagem de trem, no Rio, assim que ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.