Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Facebook está investindo pesado contra o Snapchat e nesta quinta-feira (15) libera para o Brasil e outros países duas funções novas: o Facebook Messenger My Day com fotos que desaparecem em até 24 horas e uma poderosa câmera nativa no mensageiro que traz filtros e efeitos especiais de máscaras em 3D — velhos conhecidos dos usuários de snaps — para suas selfies. As duas novidades já chegam na próxima atualização que começa hoje e estarão disponíveis para brasileiros, segundo a rede social informou com exclusividade ao TechTudo

Como fazer e editar sua retrospectiva 2016 no Facebook

Facebook Messenger My Day

Sobre o Messenger My Day, a intenção é transformar o compartilhamento de conteúdos visuais como fotos e vídeos em uma experiência nativa e mais efêmera. A novidade está disponível para sistemas iOS (iPhone) e Android e vai chegar aos poucos para todos os usuários. Na nova função, as fotos podem ser personalizadas com emojis, texto, stickers e centenas de filtros com temas.

Facebook messenger (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Facebook Messenger está cada vez mais parecido com o Snapchat (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)



As imagens editadas no Facebook Messenger poderão ser compartilhadas no My Day,  salvas na galeria do celular ou enviadas como mensagem privada (inbox). A mudança no Messenger segue a tendência de outras plataformas, como foi o caso das fotos no WhatsApp e do Instagram Stories. Inclusive, a rede social de fotos celebra, também nesta quinta-feira (15), o novo marco de 600 milhões de contas ativas mensais e começa a liberar o recurso de vídeos ao vivo no Brasil.

Além de decorar imagens, também é possível usar os novos stickers para começar uma conversa e dizer como você está se sentindo ou o que está fazendo. Os adesivos, que expressam emoções variadas, são separados por categorias como “I’m Felling” (Como estou me sentindo) ou “I’m Doing” (O que estou fazendo), por exemplo. Por enquanto, os stickers não contam com versão em português. 

Facebook messenger (Foto: Reprodução/Luana Marfim)Facebook Messenger ganha novos stickers para animar as conversas (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Com aparência e organização similar à do Snapchat, o uso das ferramentas adicionadas ao aplicativo de mensagens é bastante intuitivo. O conteúdo compartilhado no “My Day” é visualizado numa barra localizada acima das mensagens privadas. A exibição das publicações acontece de maneira sequencial e basta tocar na tela para avançar e ver o conteúdo do próximo contato — como é no Instagram.

Câmera nativa com recursos 3D

Ainda de acordo com a rede social, a forma como as pessoas estão enviando mensagens está se tornando cada vez mais visual, com imagens cada vez mais fazendo parte dessa comunicação. São mais de 2,5 bilhões de emojis, fotos, stickers e vídeos enviados todos os dias no Facebook Messenger.

Para a rede social, a câmera já está começando a substituir o teclado. À medida que mais pessoas usam o Facebook Messenger, a ideia é tornar tudo ainda mais rápido, mais simples e mais divertido. Sendo assim, a câmera do Messenger vai ficar senão igual, mas muito parecida com a do Snapchat.

Facebook messenger (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Facebook Messenger ganhou filtros 3D com máscaras animadas em selfies (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Dentro do Facebook Messenger, a câmera terá destaque. Se você já estiver em uma conversa ou acabou de abrir o aplicativo, basta clicar no botão do obturador no centro da tela. É é aí que mora a novidade: sua selfie vai receber efeitos temáticos com filtros 3D e animações que vão mudar tudo.

As máscaras em 3D — que chegam após a aquisição do MSQRD — com efeitos especiais, vão animar as suas selfies com temas como o Natal, que já está chegando. Segundo o Facebook, será possível aplicar um filtro com nariz de rena ou brincar com a neve caindo, por exemplo. Além das animações, há milhares de stickers (adesivos), molduras, máscaras e efeitos para permitir personalizar as fotos.

Mensagens de texto mais divertidas

Caso você prefira enviar uma mensagem só com texto, isso ainda será possível e pode ser feito da mesma maneira. De acordo com a rede social, todos os recursos conhecidos no Messenger continuam exatamente os mesmos — o que muda é uma camada adicional, com "cara de Snapchat".

Para textos, um ícone da paleta de cores perto do obturador da câmera vai ativar um espaço em branco onde será possível adicionar artes e stickers, deixando as conversas de texto mais divertidas.

Você prefere enviar mensagens por fotos e vídeos ou por texto? Comente no Fórum do TechTudo.

Colaboraram Luana Marfim e Gabrielle Lancellotti

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.