O Snapchat teve um ano difícil. A concorrência resolveu “atacar” firme ao longo de 2016 e lançou aplicativos novos e funções similares em outros. Instagram, Facebook, WhatsApp, Facebook Messenger e até mesmo o velho ICQ declararam guerra ao aplicado dos snaps, sucesso absoluto entre jovens. Contudo, o Snapchat soube se reinventar e experimentar novidades para seus usuários.

Todas as dicas sobre o Snapchat

Mais do que isso, essas novidades foram necessárias, não apenas para tentar se diferenciar dos concorrentes, cada vez mais parecido, mas também para firmar sua identidade própria. Algumas pegaram, outras nem tanto. Atualmente, o Snapchat tem 150 milhões de usuários ativos diários.

Segundo pesquisa da Kantar TNS, em 2016 houve uma explosão de novos usuários do Snapchat e Instagram no Brasil. De acordo com o levantamento, "38% dos internautas da América Latina usam o Snapchat, número que mais que triplicou desde 2014, quando o estudo registrava 12%" no país.

Snapchat (Foto:Camila Peres/TechTudo)

Mudanças não tão populares assim

Ao longo de 2016, o Snapchat se viu em mudanças drásticas e repentinas, também não muito populares entre seus usuários. Uma delas foi a inclusão de “autoplay” entre os snaps de seus amigos, ou seja, um começava assim que o outro terminava, contrariando como funcionava pouco tempo antes.

Pouco tempo depois, o Snapchat perdeu o autoplay, permitindo ao usuário que montasse sua própria playlist, e também passou a valorizar mais os anúncios, mostrando-os entre snaps em sequência.

Grupos para chat

Se não bastasse todos os programas de chat que já existem por aí, o Snapchat também lançou, em 2016, função de chat em grupos. A novidade aqui é que o chat some, assim como as fotos e vídeos, após 24 horas. Os recursos são os mesmos do chat 2.0, que chegou meses antes, no mês de março.

Chat em grupo agora também no Snapchat (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

A função é apenas um adicional, já que o Snapchat permitia chat comum anteriormente. O diferencial é poder enviar conteúdo para um grupo maior de amigos e usuários, ao mesmo tempo e sem trabalho.

Snapchat e o Rio 2016

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 também foram tema que o Snapchat aproveitou bem. O aplicativo lançou stickers, filtros e lentes temáticas para o evento, de acordo com o local em que registrou o snap.

Snapchat ganhou efeitos divertidos para celebrar as Olimpíadas Rio 2016 (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Foram 27 adesivos no total, alguns de modalidades, outros sobre locais do Rio de Janeiro, onde as provas eram realizadas. Os filtros e lentes qeu eram temporários também seguiam o tema, que simula a tela de uma câmera, filtros de torcida

... e do “Espírito de Equipe”, com as cores de verde e amarelo. 

Bitmoji chega ao Snapchat

O aplicativo Bitmoji lançou uma parceria especial com o Snapchat em julho deste ano, permitindo que usuários criassem suas formas animadas, para serem representados dentro do app. A ideia era que o usuário montasse um boneco animado com características físicas iguais às suas no Snapchat.

Bitmoji e Snapchat fazem parceria para montar Stickers com avatar personalizados (Foto: Reprodução/Bitmoji)

Com a integração, tornou-se possível decorar fotos e vídeos com os bitmojis. Para usar, porém, era preciso instalar o Bitmoji no smartphone. Ainda não fez o seu? Veja como criar um Bitmoji

Snapchat e Shazam

Outra boa integração que o Snapchat recebeu, em novembro, foi com o aplicativo  Shazam, que permite descobrir qual música está tocando "apenas ouvindo" alguns segundos do som ambiente.

Shazam anuncia integração com Snapchat (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A grande vantagem é que não é necessário ser registrado no Shazam e nem mesmo ter o aplicativo musical instalado no smartphone – basta ter o Snapchat. A partir da câmera, ele já identifica a música, banda ou artista e também informa letra, clipe musical e onde ouvir a canção completa.

Spectacles, o óculos do Snap

Em setembro, o Snapchat anunciou o lançamento do Spectacles, óculos capaz de capturar fotos e vídeos e enviar automaticamente para o feed de snaps da rede social. O acessório custa US$ 130 e já foi lançado no Estados Unidos (Califórnia), sem previsão de chegar ao Brasil ou preço para a região.

Spectacles é o óculos oficial do Snapchat (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Com o Spectacles, o usuário apenas toca ao lado dos óculos para começar a capturar um momento. Uma conexão sem fio com o aplicativo envia e publica, sem textos, filtros ou stickers. Juntamente com o acessório, o Snapchat anunciou uma mudança de nome, apenas para o termo “Snap”.

Memórias para guardar

Em julho deste ano, chegou ao Snapchat o recurso “Memories”, que são literalmente memórias. Uma função capaz de guardar seus snaps favoritos no smartphone, evitando que sumam após 24 horas.

Snapchat ganha novo botão para salvar snaps no Memories; uma galeria pessoal (Foto: Reprodução/Snapchat))

Os Memories, porém, ficam disponíveis apenas para o usuário, e não podem ser consultados pelos seus amigos em uma espécie de “linha do tempo”. É possível guardar as imagens e vídeos com uma senha ou de forma “pública”, para mostrar a seus amigos no seu celular de forma mais facilitada.

Lentes mundiais

As Lentes Mundiais foram uma função bem parecida com outra que já existia no Snapchat – as Lentes comuns. Porém, em vez de usar a câmera frontal e inserir efeitos no rosto do usuário, as Lentes Mundiais permitem inserir efeitos no ambiente e em pessoas, com a câmera traseira do celular.

Novos efeitos do Snapchat (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Basta apontar a câmera traseira de seu celular para o céu, por exemplo, e selecionar as nuvens para incluir no snap, que serão modificadas a partir do efeito pré-registrado no Snapchat. Fez sucesso.

Qual o melhor: Snapchat ou Instagram? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.