A CyanogenMod, versão alternativa do Android mais popular do mundo, não existe mais. O software era carro-chefe da empresa Cyanogen Inc., que chegou ao fim depois de conflitos internos entre o CEO e o fundador. Como resultado, a ROM customizada para celular volta a ser desenvolvida exclusivamente por programadores independentes, mas com outro nome. Nasce, assim, o LineageOS.

Quem tem CyanogenMod instalado em um smartphone Android permanece com o sistema em funcionamento. No entanto, atualizações futuras dependem da equipe por trás do LineageOS.

Custom ROM de Android: conheça as cinco melhores opções

CyanogenMod chega ao fim e dá lugar a LineageOS (Foto: Divulgação/Cyanogen)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A comunidade de desenvolvedores já se comprometeu a disponibilizar uma versão baseada 100% no código-fonte da CyanogenMod. Como a ROM sempre foi de código aberto, toda a documentação está disponível para uso livre mesmo com o encerramento da empresa-mãe Cyanogen. Na prática, portanto, o sistema só muda de nome para LineageOS – que, em tradução livre, significa algo como Sistema Operacional de Linhagem.

A ideia é oferecer uma maneira simples para o usuário de CyanogenMod atualizar o seu aparelho sem precisar formatar tudo do zero. No entanto, há alguns desafios a serem superados. A finada Cyanogen oferecia apoio financeiro importante, com servidores de download, bots para distribuição das builds e outros recursos de infraestrutura que não estão mais disponíveis.

Os arquivos de instalação da CyanogenMod permanecem intactos. No entanto, os desenvolvedores que passam a liderar o projeto – que volta a ser completamente sem fins lucrativos – ainda precisam encontrar uma maneira de reorganizar o desenvolvimento. Ainda há pouca informação divulgada sobre o LineageOS, mas os atuais responsáveis prometem mais notícias em breve.

Entenda o caso

A ROM CyanogenMod começou como um esforço coletivo da comunidade, até que a alta popularidade resultou na criação da empresa Cyanogen Inc. O fundador, Steve Kondik, pretendia licenciar versões do software para pré-instalar em smartphones. No começo, a iniciativa parecia dar certo, com fabricantes como a

... utolink-semantico">OnePlus lançando os primeiros aparelhos rodando CyanogenMod de fábrica.

Cyanogenmod é bom? Opine no Fórum do TechTudo.

No entanto, desentendimentos internos e supostas falhas de gestão do CEO da empresa, Kirt McMaster, acabaram resultando no fim da companhia. Como consequência, o CyanogenMod, que sempre foi de código aberto, deixou de ter apoio de infraestrutura e financeiro e passou inteiramente para as mãos da comunidade de desenvolvedores independentes.

Via Engadget


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.