O WhatsApp entra na retrospectiva de 2016 com alguns bugs durante o ano. No Brasil, a polêmica do mensageiro ser “bloqueado” novamente foi um dos destaques e ameaçou a troca de recados com os seus amigos e grupos. Já pensou em travar o WhatsApp de outra pessoa? Então saiba que o ano começou com a notícia de um bug inesperado que permitia derrubar o app com uma simples mensagem.

Já a chamada de vídeo foi aguardada e deu as caras em outubro por aqui, mas também entrou na memória de falhas do ano. Isso porque nos primeiros testes do TechTudo o recurso não se saiu muito bem e apresentou diversos problemas no Android. Quer saber todos os momentos “bugados” do WhatsApp? Confira na lista a seguir.

Retrospectiva do WhatsApp: relembre atualizações marcantes de 2016

WhatsApp teve momentos com bugs durante 2016; relembre todos eles (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)a

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Problemas na chamada de vídeo

Para começar, a falha mais recente do WhatsApp aconteceu em outubro deste ano com o lançamento da chamada de vídeo no mensageiro. O recurso foi liberado para Android na época mas o desempenho não foi dos melhores. O TechTudo testou a função logo quando foi liberada e a ligação apresentou instabilidades, mostrando até manchas verdes na tela do celular. Vale considerar que a videochamada estava no app beta naquele momento, mas o fato é que chegou para os usuários com uma série de bugs. Felizmente, muitos desses erros foram ajustados nos meses seguintes pelos desenvolvedores e a videochamada chegou até para o iPhone (iOS) em novembro deste ano.

Chamada de vídeo do WhatsApp falha nos primeiros testes (Foto: Aline Batista/TechTudo)

2) Instabilidade no WhatsApp

Ainda em outubro deste ano, o WhatsApp foi alvo de reclamações de usuários por causa de instabilidades. Esse problema impedia de enviar imagens entre amigos, grupos e prejudicava até na hora de fazer o download de fotos e áudios do mensageiro. A falha foi detectada não só no Brasil, como em outros países na América do Norte, Sul e Central, além de Europa e Ásia. Na época, a assessoria não confirmou o problema, mas o app deu um jeito de consertar o bug sem muitos alardes.

WhatsApp apresenta instabilidades para enviar fotos e áudios (Foto: Reprodução/Ana Marques)

3) Bloqueio do WhatsApp no Brasil

Um episódio memorável do WhatsApp foi certamente o seu pedido bloqueio no Brasil em 2016. A justiça de Sergipe determinou em maio deste ano o congelamento do mensageiro em todo território nacional. E não foi a primeira vez que isso aconteceu: os usuários já passaram por esse “sufoco” em 2015 com interdição por cerca de 48 horas. Por outro lado, quem ainda não conhecia o acesso por VPN, que simula a conexão em outros paí

... ses, pôde começar a entender mais sobre o assunto. Muitos usuários também buscaram por mensageiros rivais, como o Telegram e o ZapZap.
WhatsApp teve outra ordem de bloqueio no Brasil em 2016 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

4) Problema de memória no iPhone

Quem comprou um celular da Apple teve o uso do WhatsApp prejudicado em março deste ano. Isso aconteceu depois do update aguardado pelos usuários, que permite anexar documentos diretamente nas conversas, inclusive no formato de PDF. O bug no iPhone exibia o alerta de que o armazenamento interno do smartphone estava lotado e ainda pedia 100 MB livres para funcionar normalmente. Depois desse inconveniente, felizmente o aplicativo liberou, no mesmo mês, uma atualização que prometia corrigir essa falha nos aparelhos afetados.

WhatsApp teve bug envolvendo dados de memória no iPhone (Foto: Reprodução/TechTudo)

5) Bug que trava o WhatsApp com mensagem

O usuário do WhatsApp já começou janeiro de 2016 com um bug que travava o aplicativo no celular de outras pessoas. O erro era gerado por uma mensagem lotada de 5 mil emojis variados. Nos testes do TechTudo, o recado suspeito realmente apresentou a falha em celulares Android, e no iPhone (iOS) o aplicativo ficou lento. Para o mensageiro voltar a funcionar seria necessário encerrar o WhatsApp e deletar o histórico de mensagens. O problema foi detectado pelo indiano Indrajeet Bhuyan e poderia ser usado como uma “brecha” por hackers em golpes.

Bug no WhatsApp faz o mensageiro travar no celular de outra pessoa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Como esconder mensagens no WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.