Por padrão, o arquivo de paginação é automaticamente criado e mantido pelo próprio Windows. Isso permite que o sistema operacional execute os programas como deveria, mesmo com pouca memória. Mas, diferente da memória RAM), que é limpa de forma automática sempre que o PC é desligado, o conteúdo do arquivo de paginação permanece intacto até que o Windows os remova.

Tudo sobre o Windows 10

Infelizmente, isso torna possível que outras pessoas pesquisem dados no arquivo de paginação. Então, se não quiser que isso aconteça, veja nesse tutorial como forçar o Windows 10 a limpar automaticamente o arquivo de paginação toda vez que você desligar o sistema.

Descubra como fazer para limpar o arquivo de paginação no quando desligar o Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O Pagefile é um dos recursos mais antigos e mais importantes do Windows. Ele funciona como uma memória virtual em seu sistema Windows. Sempre que seu PC estiver com pouca memória, o Windows move as páginas de memória menos usadas para o arquivo oculto chamado pagefile.sys.

Se você ficou em dúvida sobre o papel do arquivo pagefile.sys no Windows, dê uma olhada nesse artigo:

O que é pagefile.sys e como usá-lo para melhorar o Windows 10

Antes de começar a fazer o procedimento, faça uma cópia de segurança do registro do Windows, seguindo os passos desse tutorial:

Como reverter mudanças no registro do Windows 10

Caso você tenha algum problema, basta usar o backup e o tutorial acima para desfazer as mudanças feitas no registro do Windows.

Feito isso, para limpar o arquivo de paginação quando desligar o Windows 10, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Execute o Editor de Registro do Windows. Para isso, pressione as teclas Windows + R simultaneamente.

Na pequena janela que aparece, digite regedit e tecle enter, ou clique no botão “OK”. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim”, para autorizar a execução;

Acessando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management;

Acessando "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com a chave “Memory Management” selecionada, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia do quadro direito. No menu exibido, clique em Novo e depois em Valor DWORD (32-bits);

Criando uma nova chave no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
... v>

Passo 4. Assim que o valor for criado, coloque a palavra ClearPageFileAtShutdown, no lugar do nome padrão, e tecle Enter para confirmar;

Renomeando a chave criada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Em seguida, dê um clique duplo no novo valor para poder editá-lo. Quando a janela de edição aparecer, mude o valor do campo Dados do valor para 1 e depois confirme, clicando no botão “OK”;

Configurando o Windows para limpar o arquivo de paginação ao desligar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você não precisa mais se preocupar com o acesso a informações no arquivo de paginação do Windows e pode usar o sistema tranquilamente.

Após update para Windows 10, o Touchpad parou de funcionar? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.