Quase todos os aplicativos de VPN disponíveis na Google Play Store vêm com um botão para o usuário se conectar a uma rede Virtual Private Network (VPN) pelo celular com Android. Há momentos, no entanto, em que você precisa se conectar a uma VPN privada que não possui app para dispositivos móveis.

No passo a passo deste tutorial, você aprende a configurar qualquer tipo de VPN sem depender de um aplicativo do fornecedor da rede. É necessário apenas obter os dados da conexão, configurar e conectar quando precisar.

O que é VPN? Saiba tudo sobre a rede virtual privada

Descubra como se conectar manualmente a uma VPN no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Para configurar e se conectar manualmente a uma VPN no Android, você só precisa obter os dados de conexão da rede, pegar o seu smartphone com Android e seguir o passo a passo: 

Passo 1. Na tela inicial do seu aparelho, arraste a barra de notificação para baixo. Em seguida, toque no ícone da engrenagem para acessar as configurações do Android. Em “Configurar”, toque na opção “Mais”.

Acessando a opção "Mais" nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro de “Mais”, toque no item “VPN”. Se você ainda não usa nenhuma forma de autenticação para desbloquear o aparelho, o sistema pedirá que você faça isso para poder acessar a tela VPN.

Acessando a opção "VPN" nas configurações do Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em “VPN”, toque no ícone do sinal de adição para criar uma nova conexão. Na próxima tela, digite um nome para a conexão. Os outros dados de configuração da conexão VPN a serem inseridos devem ser obtidos junto ao fornecedor do acesso a rede. Quando terminar, toque em “Salvar”.

Criando uma nova conexão VPN no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Feito isso, a nova

... conexão já estará disponível na tela da opção “VPN”. Para se conectar usando essa conexão, basta tocar nela.
Conectando com a nova conexão VPN (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com tudo configurado, você já pode se conectar a qualquer rede VPN sempre que quiser, sem complicações.

É possível usar internet grátis com VPN? Descubra no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.