Os novos aplicativos universais da Microsoft são distribuídos em arquivos no formato .Appx ou .AppxBundle. Normalmente, são instalados a partir da Windows Store — a loja de aplicativos do Windows 10. Recentemente, a Microsoft adicionou uma nova ferramenta “App Installer” que permite que você instale aplicativos nesse formato, apenas baixando um arquivo de qualquer lugar (como o site do desenvolvedor, por exemplo), sem precisar passar pela loja oficial.

Cortana faz previsões para o seu 2017; veja como

Nesse tutorial, você entenderá melhor como os aplicativos universais funcionam e como fazer para instalar esses programas mais robustos no Windows 10, usando arquivos .Appx ou .AppxBundle.

Descubra como instalar aplicativos universais no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O que são arquivos .Appx e .AppxBundle?

Arquivos .Appx ou .AppxBundle. são pacotes de aplicativos que incluem o nome, a descrição e as permissões de um software, juntamente com os binários. O Windows pode instalar e desinstalar esses pacotes de forma padrão, para que os desenvolvedores não tenham que escrever seus próprios instaladores.

Se um desenvolvedor faz um programa .Appx, você normalmente não irá baixá-lo e instalá-lo diretamente. Em vez disso, você visita a Loja do Windows, pesquisa para o programa que deseja instalar e baixá-lo da loja. Ou sejas, nos bastidores, todo o software na Loja do Windows está no formato .Appx ou .AppxBundle .

Em alguns casos, talvez seja necessário instalar um pacote .Appx ou .AppxBundle de fora da loja. Por exemplo, a empresa que você trabalha pode fornecer um aplicativo que você precisa no formato .Appx, ou você pode ser um desenvolvedor que precisa testar seu próprio software antes de enviá-lo para a loja.

Claro, assim como outros softwares, você só deve instalar pacotes .Appx ou .AppxBundle de fontes confiáveis.

Ative o sideloading para poder instalar aplicativos universais no Windows 10

Você só pode instalar o software .Appx ou .AppxBundle se a opção sideloading estiver ativado em seu dispositivo Windows 10. Esse recurso vem ativado por padrão, a partir da Atualização de novembro, mas pode acontecer dele ser desativado, por exemplo, pela política da empresa em alguns dispositivos.

Passo 1. Clique no botão “Iniciar” e quando o menu aparecer, toque no ícone da engrenagem (“Configurações”);

Acessando as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro de “Configurações”, desça a tela e clique no item “Atualizações e segurança”;

Entrando nas configurações de "Atualização e Segurança" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Em “Atualizações e segurança”, clique em “Para desenvolvedores” e depois marq

... ue a opção “Aplicativos de sideload”;
Ativando a opção "Aplicativos de sideload" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Instalando aplicativos universais no Windows 10 (.Appx ou .AppxBundle)

Passo 1. Para instalar aplicativos universais no Windows 10, basta baixar um pacote .Appx ou .AppxBundle e clicar duas vezes nele;

Executando um pacote appx baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Será exibido uma tela avisando que o aplicativo não foi reconhecido. Para mais detalhes, clique em “Mais informações”;

Clicando na opção "Mais informações" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Serão exibidas informações sobre o pacote .Appx, incluindo o nome, o editor, o número da versão e um ícone fornecido pelo desenvolvedor. Para instalar o pacote, clique no botão “Executar assim mesmo”.

Autorizando a execução do pacote (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora sempre que precisar, você já pode instalar instalar aplicativos universais no Windows 10, de qualquer lugar.

Como ativar o administrador do Windows 10? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.