Diablo completou 20 anos em 31 de dezembro de 2016. Lançado originalmente em 1996, o game da Blizzard chegou ao PC e fez muito sucesso, a ponto de ganhar duas sequências e expansões. Confira dez curiosidades sobre o primeiro título da série.

Diablo: veja curiosidades e easter eggs de todos os jogos da franquia

Criou o “gênero Diablo”

O "gênero Diablo" ou "rogue like", foi inaugurado por Diablo de forma involuntária. Ele é designado como um gênero de jogos onde cada partida é totalmente diferente da outra, graças à geração de fases de forma aleatória.

Diablo completa 20 anos em grande forma (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Assim, outros jogos mantiveram a tendência de diversos estilos após o sucesso do primeiro Diablo e de suas sequências. Alguns dos games “rogue like” mais recentes são Torchlight e FTL: Faster Than Light.

Jogo procedural

E por falar em “geração procedural”, vamos explicar o que é isso: é uma forma de criar o game e fazer com que a experiência seja única para cada jogador. Assim, se o personagem morrer e começar uma nova aventura, dificilmente ela será igual à anterior.

Diablo tinha mapa procedural (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Assim como o estilo rogue like, o jogo procedural foi herdado por diversos outros jogos lançados após Diablo. Até Minecraft utiliza esse sistema, para criar mundos únicos a cada partida.

Diablo nos PCs, mas também nos consoles

Em 1998, dois anos após o lançamento original, Diablo chegou aos consoles. Na verdade, apenas um: o PlayStation, da Sony, que estava fazendo enorme sucesso no mercado na época.

Diablo 1 saiu também no PSOne (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A versão para o PSOne não foi desenvolvida pela Blizzard, mas trouxe todos os elementos que estavam presentes originalmente na edição para PC. A maior diferença, claro, era o controle no joystick, que permitia mover o personagem de forma livre, e não a partir de toques no mapa com o mouse.

O nascimento do “Cow Level”

O famoso “Cow Level” era um nível escondido em Diablo onde o jogador enfrentava vacas. A brincadeira ficou tão famosa e ganhou grande proporção a ponto de ganhar homenagens e referências ou citações em outros jogos, filmes e séries. Até mesmo em Diablo 3 temos algo parecido com o clássico “Cow Level”.

... om/po/tt2/f/original/2017/01/02/diablo-05.jpg" width="695">Diablo 1 criou o Cow Level, reproduzido nos outros jogos da série, como Diablo 2 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Diablo da Marvel

David Brevik, um dos criadores de Diablo e considerado um dos principais “pais” do jogo, saiu da Blizzard há algum tempo e hoje trabalha com a Gazillion, outra empresa de games. Recentemente, Brevik criou o game Marvel Heroes Online, que é muito semelhante a Diablo, mas com o visual dos personagens de quadrinhos.

Marvel Heroes tem o mesmo pai e estilo de Diablo 1 (Foto: Divulgação/Gazillion)

Em entrevista ao TechTudo, Brevik chegou a comentar que trouxe muitas das ideias de Diablo para seu jogo mais recente, e disse ainda que foi uma das principais inspirações. A jogabilidade é extremamente similar, mas com gráficos mais modernos.

Telengard, o “pai” de Diablo

Telengard é declaradamente o jogo que inspirou a criação de Diablo. O título é um RPG para computadores que foi lançado em 1982 e foi o game que levou a Blizzard a ter algumas ideias para sua aventura infernal.

Telengard, a inspiração de Diablo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Em Telengard, o jogador controla um herói dentro da masmorra, que deve vencer os desafios e acabar com os monstros. Os cenários e gráficos eram muito simples, mas, para sua época, eram o que havia de melhor.

O retorno em Diablo 3

Para comemorar os 20 anos da série, Diablo 3 vai receber conteúdo inédito, recriando todo o primeiro game nele. The Darkening of Tristram será um capítulo extra de Diablo 3, trazendo a aventura original.

The Darkening of Tristram recria Diablo 1 em detalhes (Foto: Divulgação/Blizzard)

A novidade é tão nostálgica que chega a recriar alguns sistemas específicos do primeiro jogo, como a movimentação com menos animações do personagem do jogador. Os monstros também serão os mesmos, com designs que lembram suas contrapartes de Diablo.

Expansão fora da Blizzard

Diablo recebeu a expansão Hellfire que não foi criada pela Blizzard, mas sim pela Sierra Entertainment, empresa muito conhecida por jogadores e fãs de jogos de computador entre a década de 90 e início dos anos 2000.

Diablo Hellfire (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Por conta disso a expansão não é tão mencionada e nem utilizada pela Blizzard em materiais promocionais. Ainda assim, o Monge, que nasceu em Hellfire, foi uma das classes jogáveis em Diablo 3.

Jogo do ano em 1996

Diablo foi eleito o “Jogo do Ano de 1996” por diversas publicações da época, mesmo algumas que sequer existem mais. Apesar de ter sido lançado no último dia do ano, o game da Blizzard foi tão querido que sites e revistas publicaram sua eleição apenas em janeiro do ano seguinte.

Diablo: jogo do ano de 96 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Mudança no desenvolvimento

Diablo 1 não seria um jogo de RPG de ação, mas sim com batalhas em turnos, similar a outros clássicos da época, como Final Fantasy e Dragon Quest. A mudança de ideia no estilo de jogabilidade veio com a inspiração em outro jogo de sucesso da Blizzard: Warcraft Orcs & Humans. Este e outros pequenos detalhes são discutidos por produtores da Blizzard em um documentário oficial, apenas em inglês, que você pode assistir abaixo.

O que você achou de Diablo 3: Reaper of Souls? Comente no Fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.