Persona 4 Golden ? uma vers?o do famoso RPG para o port?til da Sony, o PS Vita. O t?tulo coloca o jogador no controle de um grupo de personagens que devem investigar uma s?rie de assassinatos sobrenaturais que envolvem uma misteriosa n?voa. Confira neste tutorial os primeiros passos para jogar a vers?o de?PS Vita.

Leia o review completo de?Persona Q: Shadow of the Labyrinth

Persona 4 Golden: saiba como jogar o RPG para PS Vita (Foto: Divulga??o)

Por onde devo come?ar?

Originalmente lan?ado para PS2,?Persona 4 Golden?? uma vers?o exclusiva do game para?PS Vita?com extras e uma personagem adicional. No game, o protagonista e seus amigos devem investigar estranhos assassinatos com a ajuda de criaturas chamadas Personas. Para isso, eles devem entrar no mundo da TV e salvar as v?timas, enquanto procuram pistas para pegar o culpado.

Ap?s o trailer inicial, comece um novo jogo apertando ?New Game?. Selecione a dificuldade que voc? deseja jogar e confira uma nova introdu??o. Por fim, voc? deve escolher um nome para o protagonista antes de come?ar a jogar. Vale lembrar que pr?prio game possui uma s?rie de mini tutoriais para ajuda-lo durante a campanha.

Importante:?O jogo n?o possui legendas em portugu?s, ent?o ? preciso um conhecimento b?sico de leitura em ingl?s ou japon?s para aproveitar?Persona 4 Golden.

Izanagi ? a primeira Persona do protagonista (Foto: Divulga??o)

Personas

As Personas s?o criaturas usadas durante as batalhas. Elas s?o classificadas por Arcanas e possuem diferentes habilidades para serem usadas dentro e fora de combate. Cada personagem possui uma Persona diferente, de acordo com sua personalidade, que ainda pode ganhar uma nova forma quando o seu Social Link chegar ao m?ximo.

Diferente dos outros personagens, o protagonista pode usar um total de 12 Personas a medida que seu level aumentar. Elas tamb?m ganham experi?ncia e level durante as batalhas, e consequentemente aprendem novas habilidades.

Use as Personas para lutar contra os inimigos (Foto: Divulga??o)

A primeira Persona ??Izanagi da Arcana Fool, por?m, voc? pode capturar outras durante quando derrotar inimigos ou fundi-las no Velvet Room para criar outras mais poderosas.

Velvet Room

O Velvet Room ? a sala apresentada logo no in?cio do game, onde o protagonista firma o seu contrato. Nesse lugar, voc? encontrar? Igor, Margaret e a personagem exclusiva da vers?o Golden, Marie. Neste lugar voc? pode fundir Personas, comprar cartas de habilidade (Skills) ou realizar miss?es para as personagens.

Mais tarde, voc? receber? de Igor a Velvet Key, permitindo que voc? entre no Velvet Room quando quiser. Voc? pode acess?-lo no?Shopping District South ou quando entrar no mundo da TV, atrav?s de uma porta azul.

O Velvet Room ser? essencial para voc? melhorar suas Personas (Foto: Divulga??o)

Midnight Channel

O?Midnight Channel ? um programa que pode ser assistido durante os dias de chuva, sempre a meia noite. Nele, o jogador pode conferir quem est? do outro lado da TV e conseguir mais pistas sobre o misterioso criminoso e suas v?timas.

Sempre que um novo personagem aparecer no canal, sua equipe ir? contact?-lo para entrar no mundo da TV. A partir da?, voc? ter? um prazo para resgatar a v?tima.

Assista ao Midnight Channel para descobrir informa??es sobre as v?timas (Foto: Divulga??o)

Tempo e eventos

O jogo gira em torno de um calend?rio de eventos que acontecem em datas espec?ficas. Muitos deles s?o influenciados pela previs?o do tempo e, por isso, voc? deve sempre estar atento a este fator antes de realizar qualquer atividade. Voc? pode conferir a previs?o do tempo nas duas TVs da casa e tamb?m ao encontrar com sua equipe no Junes.

O tempo tamb?m afeta diretamente a hist?ria e voc? deve resgatar as v?timas antes da n?voa tomar conta da cidade. A misteriosa n?voa vir? depois de dias seguidos de chuva e matar? a v?tima dentro da TV. Sendo assim, voc? ter? um tempo limitado para completar as miss?es principais. Caso voc? n?o consiga, o jogo resultar? em ?Game Over?.

Acompanhe a previs?o do tempo durante
... o game (Foto: Divulga??o)

J? os eventos acontecem em dias espec?ficos, principalmente aqueles que servem para melhorar o seu relacionamento com os demais personagens do game. Voc? vai encontr?-los aos explorar a cidade de Yasogami ou quando interagir com personagens. Outros s?o autom?ticos e v?o ocorrer com o passar do tempo, acompanhando a hist?ria.

Dica: Se voc? n?o conseguir concluir a miss?o antes da n?voa chegar, o jogo lhe dar? a op??o de voltar uma semana no game para tentar novamente.

Passe tempo com os personagens para melhorar o Social Link (Foto: Divulga??o)

Social Links e Arcanas

Persona 4 Golden tamb?m possui um sistema de relacionamentos que podem garantir b?nus na evolu??o de suas Personas, novos ataques e habilidades durante os combates. Para isso, voc? deve melhorar o seu relacionamento com a sua equipe e os outros personagens para aumentar o Rank dos seus Social Links.

Os Social Links s?o la?os que o protagonista estabelece com outros personagens. Quanto maior o Rank ? que pode chegar no m?ximo ao n?vel 10 ? maior tamb?m ser? o b?nus de experi?ncia que voc? ganhar? ao fundir Personas de determinadas Arcanas.

Quanto maior o Rank, mais habilidade os personagens podem aprender (Foto: Divulga??o)

Para melhorar o seu relacionamento, voc? deve passar algum tempo com os personagens ativando eventos especiais. Esses eventos ser?o ativados depois que voc? conseguir uma certa pontua??o ? que n?o ? vis?vel ? que ser? ganha ao responder corretamente suas perguntas, ou quando encontra-los pela cidade ou na escola.

Dica: Ao receber a frase??Your relationship is ready to become closer,? voc? estar? perto de ativar o evento que aumentar? um level do seu Rank com determinado personagem.

Quando o Rank chegar ao n?vel 10, voc? pode come?ar um namoro (Foto: Divulga??o)

Voc? tamb?m pode ganhar mais pontos se tiver uma Persona da mesma Arcana que determinado personagem. Por exemplo, ao passar um tempo com Yosuke, ? poss?vel dobrar os pontos se voc? possuir uma Persona da Arcana Magician ? e acertar corretamente as perguntas.

Dica: Voc? tamb?m pode iniciar relacionamentos amorosos com praticamente todas as personagens femininas do game. Ao alcan?ar o Rank 10, voc? ter? a op??o de iniciar um namoro com uma garota, ativando eventos em datas especiais (festivais e Natal). N?o h? limite para o n?mero de relacionamentos ativos ao mesmo tempo.

Melhore o seu status para abrir novas op??es no game (Foto: Divulga??o)

Status e atributos

Os atributos do protagonista est?o divididos em cinco pontos: Courage (coragem), Diligence (dilig?ncia), Knowledge (conhecimento), Expression (express?o), Undertanding (entendimento). Elas podem ajud?-lo a responder perguntas, a melhorar seu Social Links e tamb?m a conseguir trabalhos de meio per?odo (que podem desbloquear outras Arcanas).

Esses atributos podem ser treinados at? o n?vel 5. Voc? pode subir essas qualidades respondendo corretamente as perguntas na sala de aula, lendo livros, comendo, entrando em algum clube, arrumando um emprego ou interagindo com certos personagens.

Melhore sua coragem ou outros atributos comendo no restaurante Aiya (Foto: Divulga??o)

Dica:?Voc? pode conseguir um emprego ao clicar no cartaz localizado no?Shopping District North, perto do restaurante Aiya.

Sistema de combate

O sistema de combate segue os cl?ssicos e ? realizado por turnos. Voc? pode controlar os personagens individualmente, atacando com eles ou com suas Personas. H? tamb?m a possibilidade de equipar armas, usar itens e habilidades de suporte durante as lutas.

Os golpes especiais, adquiridos atrav?s dos Social Links, ser?o ativados automaticamente durante as batalhas em certas condi??es. Voc? tamb?m ter? a oportunidade de atacar com todos os personagens quando o inimigo estiver vulner?vel.

O sistema de combate ? realizado por turnos (Foto: Divulga??o)

Ataque primeiro, de prefer?ncia nas costas do inimigo, para ganhar o primeiro turno de vantagem. Se voc? for acertado, o efeito ser? contr?rio, e o advers?rio ganhar? um turno a mais. Use ?Analysis? para verificar as fraquezas dos inimigos e ?Tactics? para organizar sua equipe. Selecione uma tarefa para cada personagem ou escolha seus ataques individualmente.

Dica: Ataque os inimigos com suas fraquezas para conseguir o status ?Weak?. Voc? derrubar? o advers?rio e sempre ganhar? um turno extra para atacar novamente.

Explore as dungeons para encontrar Shadows e o boss (Foto: Divulga??o)

Os combates acontecem em cen?rios dentro do mundo da TV. Elas s?o compostas por diversos andares e mudam de acordo com a personalidade da v?tima. Os cen?rios possuem diversas portas e labirintos, al?m das criaturas chamadas ?Shadow?. L? voc? encontrar? ba?s com tesouros, itens e novas Personas, al?m de cartas que podem ajuda-lo a melhorar habilidades ou recuperar HP e SP.

Os chef?es (Boss) est?o sempre localizados no ?ltimo andar desses cen?rios, com uma anima??o especial. Quando voc? derrota-lo, ele dar? lugar a um mini-boss que pode ser derrotado diversas vezes. Venc?-lo vai lhe render pontos em Courage (coragem).

Use o mapa para explorar a cidade (Foto: Divulga??o)

Finais diferentes

Persona 4 Golden?possui 7 finais diferentes que dependem das a??es e respostas do jogador durante o game. Esses finais tamb?m s?o determinados pela solu??o do mist?rio principal e a captura do verdadeiro culpado pelos assassinatos.

Al?m disso, a vers?o de PS Vita?possui um final exclusivo, o Golden End.

Qual a melhor franquia de RPG de todos os tempos??D? sua opini?o no f?rum Techtudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.