O Vine, rede social de vídeos curtos do Twitter, enfim, ganhou uma data para acabar: 17 de janeiro. A partir deste dia, o aplicativo deixará de ser uma rede social para virar apenas uma câmera, excluindo vídeos, perfis e conteúdo dos usuários. Enquanto isso, quem quiser pode baixar o conteúdo do próprio perfil até a data limite através da ferramenta de backup da rede. Confira a seguir todos os passos e os detalhes do fim do Vine e como salvar seus mini-clipes.

Jack Dorsey reconhece que é necessário poder editar tuítes

Vine terá nova chance em forma de aplicativo de câmera (Foto: Divulgação/Vine )

O fim da rede social

O desligamento do Vine foi anunciado em outubro pelo Twitter, gerando grande comoção da comunidade da rede social. No entanto, o aplicativo não vai desaparecer totalmente, mas sim ser transformado em um novo app batizado de Vine Camera nas lojas de aplicativos a partir do próximo dia 17.

Vine avisa aos usuários sobre o fim da rede social no dia 17 de janeiro (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Na nova versão, os usuários poderão apenas gravar e editar vídeos de até seis segundos, formato clássico da rede, usando as ferramentas atuais. Ao fim, será possível para postar no Twitter ou salvar na galeria do telefone para usar em outros apps como o Instagram ou Facebook.

Para que os usuários não percam o contato com os perfis que seguem no Vine, o aplicativo passou a exibir janelas para encontrar as mesmas pessoas no Twitter. Além disso, ao entrar em páginas que possuem conta no microblog, o app mostra ainda um botão para que usuários possam adicioná-las também na outra rede social.

Vine incentiva que usuários sigam perfis no Twitter (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por fim, o prazo para que os usuários façam backup dos vídeos em seus perfis também acaba no próximo dia 17.

Para fazer isso, é possível usar o próprio aplicativo para Android e iOS, que agora permite salvar tudo diretamente na galeria ou receber um link para download através do e-mail cadastrado na rede social. Confira a seguir como fazer isso.

Como baixar seus vídeos do Vine

Passo 1. Na tela inicial do Vine, toque no botão para exibir o seu perfil;

Passo 2. Observe se, abaixo da sua foto, há um botão “Salvar vídeos”. Toque sobre ele;

... dth="695">Usuário pode salvar vídeos do Vine no celular ou receber link por e-mail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. O Vine exibirá duas opções:

Enviar link para download. Clique nessa opção se prefere baixar os vídeos do Vine em outro momento, principalmente no computador. A rede social enviará uma mensagem para sua caixa de entrada com um link para o download de todos o conteúdo de uma só vez;

Vine envia link para email cadastrado na rede social para que usuário baixe vídeos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Salvar na galeria: Use essa opção se desejar salvar tudo na hora, na memória do seu telefone. Em seguida, será necessário escolher todos os vídeos que deseja guardar, observar se há espaço suficiente no aparelho e tocar no botão “Salvar”. Ao fim, será criado um novo álbum com o conteúdo do aplicativo.

Usuário pode selecionar quais Vines deseja salvar na galeria do telefone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como salvar seus vídeos através do próprio Vine. Se quiser, é possível optar por outras formas como usar apps de terceiros ou através da Web. Mas, corra: a rede social não revelou se dará uma segunda chance após o dia 17 de janeiro.

Como salvar os vídeos do Vine? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.