Sherlock Holmes, a mais célebre criação do escritor Arthur Conan Doyle, é tão popular que já apareceu em séries, filmes e até videogames de sucesso. Seus jogos passaram por sistemas como Nintendo DS, PlayStation 4, Xbox One, PC e Sega CD, sempre envolvendo mistérios, enigmas e muito pensamento lógico para deduzir as soluções dos casos. Conheça os melhores e piores momentos do detetive nos games:

Confira a análise completa de Sherlock Holmes: the Devil’s Daughter

Sherlock: the Network

Disponível gratuitamente para iPhone (iOS) e Android, The Network é um produto licenciado da série Sherlock. Seu maior atrativo é a presença de Benedict Cumberbatch, atual intérprete do personagem na televisão, que participa com Martin Freeman e Mark Gatiss de aproximadamente 30 minutos de material inédito em vídeo, um prato cheio para os fãs. No game, o jogador auxilia o detetive em divertidos minigames como parte de sua infame rede de inteligência pelas ruas de Londres.

Jogos do Sherlock Holmes: Sherlock (Foto: Divulgação/Melbourne House)

Sherlock

Um dos primeiros títulos sobre o detetive foi um adventure totalmente focado em textos desenvolvido pela Beam Software para Commodore 64 e ZX Spectrum em 1984. Apesar de todas as limitações tecnológicas da época e alguns bugs sérios com direito a erros fatais de continuidade e lógica, o jogo inovou e apresentou mecânicas interessantes, permitindo que os personagens mudassem de comportamento de acordo com os diálogos e evidências apresentadas.

The Testament of Sherlock Holmes

Na esteira do sucesso do seriado Sherlock, a FOCUS Home Interactive aproveitou a experiência da desenvolvedora Frogwares, que já havia desenvolvido vários jogos sobre o personagem, e levou o detetive aos principais consoles do mercado. O excelente motor gráfico, história competente e enigmas variados e elaborados ajudaram a tornar o game um dos melhores adventures disponíveis para PC, PS3 e Xbox 360.

Jogos do Sherlock Holmes: The Testanent of Sherlock Holmes (Foto: Divulgação/FOCUS)

Sherlock Holmes: Crimes & Punishments

Aproveitando a sólida base deixada por The Testament of Sherlock Holmes, Crimes & Punishments foi ainda mais longe, usando o poder da Unreal Engine 3 para levar a franquia pela primeira vez ao PlayStation 4 e Xbox One. Lançado dois anos após seu antecessor, em 2014, o game apresentou um bom sistema de dilemas morais que ajudaram o jogador a entrar na mente misantropa de Sherlock Holmes.

Jogos do Sherlock Holmes: Crimes & Punishments (Foto: Divulgação/FOCUS)

Sherlock Holmes: the Devil’s Daughter

O t

... ítulo mais recente desta lista foi lançado em 2016 apenas para PC, PlayStation 4 e Xbox One, abandonando a antiga geração de consoles. Ainda assim, a fórmula lançada em The Testament já mostrava sinais de desgaste e acabou atrapalhando as ambições do game, que sofria com ação muito engessada. Um sinal de alerta para a Frogwares rever seus conceitos em sua próxima empreitada.
Jogos do Sherlock Holmes: the Devil's Daughter (Foto: Divulgação/FOCUS)

Sherlock: The Riddle of the Crown Jewels

O mais famoso entre os jogos do detetive lançados na década de 1980, The Riddle of the Crown Jewels foi lançado pela Infocom para DOS, Mac, Atari ST, Apple II, Amiga e Commodore 64. Assumindo o controle de John Watson, o jogador precisava ajudar seu parceiro Sherlock a encontrar as Jóias da Coroa da Rainha Victoria, que foram roubadas em seu Jubileu de Ouro. Tudo isso usando apenas uma simplória interface de texto.

Jogos do Sherlock Holmes: the Riddle of the Crown Jewels (Foto: Reprodução/MyAbandonware)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Sherlock Holmes: the Mystery of the Mummy

Lançado originalmente para PC em 2002, o jogo dividiu opiniões graças aos seus puzzles um tanto forçados e sem muita lógica. Mystery of the Mummy teve melhor sorte ao ser relançado no Nintendo DS em 2009, onde aproveitou a tela de toque para aprimorar sua jogabilidade.

Uma versão para Nintendo Wii chegou a ser anunciada com suporte a controles de movimento e uma mudança de perspectiva da primeira para a terceira pessoa, mas o projeto foi parar no limbo do desenvolvimento e posteriormente cancelado.

Jogos do Sherlock Holmes: Mystery of the Mummy (Foto: Divulgação/Nintendo)

Sherlock Holmes Consulting Detective

Com o advento do CD-ROM e a popularização dos Kit Multimídia, a desenvolvedora ICOM Simulations conseguiu produzir um jogo totalmente focado em FMV (Full Motion Video; vídeos com atores reais), o que aumentou drasticamente a imersão da experiência e ajudou o game a se tornar um verdadeiro clássico do DOS, Mac, Commodore CDTV, Turbografx-CD e até do Sega CD.

Jogos do Sherlock Holmes: Consulting Detective (Foto: Divulgação/SEGA)

Sherlock Holmes vs Jack the Ripper

Tirando proveito da incrível ambientação Vitoriana, este inusitado projeto para PC e Xbox 360 colocou o famoso detetive frente a frente com um dos assassinos mais conhecidos da história, Jack o Estripador. Embora o processo de coletar pistas seja tedioso, é instigante reconstruir as cenas dos crime.

Jogos do Sherlock Holmes: versus Jack the Ripper (Foto: Divulgação/Frogwares)
Você gosta de jogos de investigação? Comente no fórum do TechTudo!


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.