A Microsoft anunciou a build 15002 do Windows 10, nova versão de testes do sistema operacional que chegou na segunda-feira (9). Liberada para membros do programa Windows Insider, a novidade confirma rumores sobre novas funções do Windows Creators, segunda grande atualização do software para PCs que desembarca em versão final somente em abril.

Windows 10 pode ter nova 'tela azul da morte' em tom de verde; entenda

Entre os destaques da nova build está um novo filtro de luz azul, que deixa a iluminação da tela do computador mais amena para uso noturno — para "descansar os olhos". O Windows também vai permitir melhor controle sobre a resolução do display, com controles mais fáceis de encontrar. Além disso, a promessa é de forçar a adaptação de apps antigos para displays de alta resolução.

Windows 10 agora tem filtro de luz azul (Foto: Divulgação/Microsoft)

O navegador Edge ganhou uma função que permite pré-visualizar abas ao passar com o ponteiro do mouse, um recurso que já existe no rival Opera. O browser nativo do Windows 10 tornou também mais simples o fechamento e a reabertura de um conjunto de abas. Já o modo InPrivate (navegação anônima) pode ser iniciado de forma mais simples que nas builds anteriores.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Interface

Menu Iniciar permite criar pastas de apps (Foto: Divulgação/Microsoft)

 

Em termos de visual, a principal novidade da build 15002 é o agrupamentos de itens do Iniciar em pastas. Agora é possível juntar programas do PC em um só lugar, e abrir o conteúdo do grupo sem sair do menu clássico do sistema operacional. Ou seja, um grupo de softwares para trabalho, outro para diversão, e etc ... Ao abrir e fechar a pasta, o Windows exibe uma nova animação, uma espécie de estágio embrionário do Project Neon.

Além disso, a Microsoft deu um passo a mais na eliminação da interface antiga do Windows e passou a incluir a configuração de temas no app de configuração moderno, no lugar do Painel de Controle.

Flash

Conteúdo Flash vem bloqueado por padrão na build 15002 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Outro destaque da versão de testes do futuro Windows Creators é o bloqueio do Adobe Flash Player . O plugin passa a ser oficialmente impedido de funcionar ao navegar no Microsoft Edge, uma mudança que enterra de vez o formato. Em sistemas operacionais modernos, o mais seguro e eficiente HTML5 domina na hora de reproduzir vídeos e animações online.

Há ainda uma série de outras novidades envolvendo melhorias na Cortana, no Windows Defender, no app de configurações,

... no serviço de atualizações, entre outros recursos do sistema operacional.

Apenas para PCs

Como já ocorreu anteriormente, a Microsoft libera a build de teste do Windows 10 primeiramente para usuários de desktop. Ainda não está claro se a atualização chegará para o Windows 10 Mobile em breve, ou se o sistema móvel irá aguardar por uma versão posterior.

O download da build 15002 se dá por meio do próprio Windows Update, desde que o usuário esteja inscrito como testador no Windows Insider. Nesta segunda-feira, a novidade chega somente para membros do grupo Fast Ring.

Via Microsoft

Windows 10 sem som: como resolver e voltar o áudio no PC? Troque dicas no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.