Você usa Cortana no seu computador com Windows 10? Em caso negativo, você certamente deve estar procurando uma forma de desinstalar a assiste virtual do sistema operacional. Como a assistente acionada por voz é um recurso padrão no Windows 10 (desenvolvido pela própria Microsoft), você verá que é difícil desinstalar a Cortana, e possivelmente se contentará em apenas desativar o recurso. Entretanto, você não precisa parar por aí. Apesar da dificuldade, é possível realmente desinstalar e se livrar de vez da assistente virtual. 

Como ativar e criar um ponto de restauração no Windows 10

Antes de desinstalar definitivamente a Cortana no Windows 10, você deve criar um ponto de restauração do sistema.

Veja como fazer para desinstalar a Cortana no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito

Agora, saiba que essa mudança não pode ser desfeita e a criação do ponto de restauração é apenas uma precaução. Ciente disso, é hora de desinstalar definitivamente a Cortana no Windows 10:

Passo 1. Faça o download do script Uninstall Cortana (winaero.com/e107_files/downloads/Uninstall_Cortana.zip). Depois de baixar, abra o Internet Explorer e vá até a pasta onde o arquivo foi salvo. Na pasta, clique como botão direito do mouse. No menu de contexto, clique na opção “Extrair Tudo…”;

Descompactando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela que será exibida, informe o local onde o arquivo será descompactado (ou deixe como está). Em seguida, clique no botão “Extrair”;

Finalizando a descompactação do arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Quando a descompactação terminar, será exibida uma janela do Explorer mostrando a pasta com os arquivos. Para executar o programa, clique com o botão direito do mouse sobre arquivo “Uninstall Cortana.cmd”. No menu que será exibido, clique na opção Executar como administrador”;

Atualização para o Windows 10 é grátis mesmo ou precisa pagar depois de um ano? Troque dicas no Fórum do Techtudo

Executando o prog
... rama de remoção da Cortana (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Quando o programa finalizar, será exibida a mensagem “Cortana should be uninstalled”. Depois disso, reinicie o Windows 10.

Programa de remoção da Cortana finalizando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Pronto! Quando o Windows Iniciar novamente, você finalmente estará livre da Cortana. Aproveite e veja como ficou a velocidade dele.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.