A Microsoft está estudando uma nova forma de bloquear automaticamente um computador quando o usuário se ausenta da máquina. O recurso, chamado “Dynamic Lock”, seria uma extensão do Windows Hello. O objetivo é dar mais segurança para usuários que trabalham com dados sensíveis e que não podem ser acessados por pessoas sem autorização. Em alguns casos, sair para tomar um café ou para uma reunião mais longa e deixar o PC desbloqueado pode ser um risco potencial para as informações.

Project NEON: Novo design do Windows 10 vaza em screenshots

A nova opção já está presente na versão de testes do Windows 10, a partir de sua build 15002, lançada na segunda-feira (9), mas não há previsão de quando chegará na edição final do sistema operacional.

Windows Hello desbloqueia computador com biometria no Windows 10 (Foto: Divulgação / Microsoft)

Ainda não se sabe exatamente como o recurso vai funcionar, uma vez que a Microsoft não publicou sua documentação. A aposta, por outro lado, é que se trate de uma extensão do Windows Hello – que identifica o usuário através de sua câmera por padrões de biometria já cadastrados – que vai reconhecer quando o dono do computador se afastar e ativar o bloqueio dinâmico da máquina.

Esta suspeita é reforçada por que, segundo fontes do Windows Central, a Dynamic Lock é chamada internamente pela Microsoft de “Windows Goodbye”, o que sugere uma conexão entre os dois recursos.

Nova opção do Win
... dows vai trancar dispositivo quando usuário se afasta (Foto: Reprodução/Windows Central)

Também não se descarta a possibilidade de se tratar apenas de um novo nome para opções já existentes, como trancar o dispositivo por tempo de inatividade. A novidade não deve trancar o dispositivo imediatamente, o que é útil para quem precisa se afastar do computador constantemente.

Via Windows Central

Como desinstalar o Windows 10 e instalar outro? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.