Após o pedido de brasileiros, a Hello — nova rede social do fundador do Orkut — trouxe de volta as comunidades para a plataforma. Quem não se lembra dos coletivos "Eu odeio acordar cedo” ou “Pensei que era sorvete, mas era feijão”? Com o fim da rede social do Google, as 51 milhões de comunidades do Orkut viraram arquivo e deixaram muita saudade. Algumas chegaram a reunir quatro milhões de membros, promovendo fóruns de discussão engraçados ou de temas mais sérios, aproximando as pessoas. Aos saudosos, Orkut Buyukkokten, ex-Google e criador da rede social, lançou a Hello, que não tardou a reviver funções e se destacar no Brasil. Agora, as comunidades mudaram e são: abertas a todos, com posts públicos e que não tem donos fixos.

Hello é o 'novo Orkut'? Rede social copia funções de grande sucesso

“Uma vez que o produto está pronto, é preciso estar preparado para fazer adaptações, construindo o que os clientes querem e não tentando forçá-los a usar o produto que desejamos", explica Buyukkokten. Sendo assim, os pedidos vindos do Brasil foram ouvidos e as comunidades voltaram no novo app.

Hello ganha comunidades parecidas com as do Orkut (Foto: Carolina Ochsendorf / TechTudo)

Embora se pareçam com as comunidades do Orkut, as comunidades da Hello tem algumas particularidades: são abertas a todos e não necessidade de autorização para um membro entrar e participar, funcionam em esquema de fórum, não tem donos — os usuários mais participativos ganham liderança e reputação na comunidade — são móveis e foram desenhadas para funcionar bem em celulares com Android e iOS (iPhone), são todas criadas por usuários com foto nas personas e conteúdo vai para o feed público, que a rede social chama de folio — os jots (posts) criados nas comunidades ficam relacionados à persona e publicados no folio. As comunidades da hello permitem ainda conversar em tempo real nos espaços de chat e, para criar uma nova, é preciso "estar ativo".

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Um alerta, porém, informa "Crie comunidades de graça. Oferta por tempo limitado". Como se sabe, algumas funções da hello são pagas com moedas virtuais — testamos a Hello; veja como funciona.

Qualquer pessoa pode criar uma nova comunidade na Hello (Foto: Carolina Ochsendorf / TechTudo)

Embora tenha prometido para breve uma versão web, a hello ainda está atualmente disponível apenas para celulares com Android Lollipop, Marshmallow e KitKat, e a partir do iOS 8 (iPhone e iPad). 

Orkut explica como foram criadas as comunidades da Hello

Ao TechTudo, Buyukkokten explicou as novidades. Segundo o desenvolvedor turco, brasileiros lotaram caixas de mensagens privadas, enviaram jots (posts) e entraram em contato com a equipe de suporte pedindo por comunidades. E

... , ainda que seja um outro momento de uma plataforma diferente, as comunidades da Hello tem algumas semelhanças com as do Orkut: são grupos baseados em interesses, têm interações semelhantes com um fórum de tópicos e mensagens e posts anônimos (jots).
Gostaríamos que todos recriassem as comunidades que mais gostavam do Orkut 
Orkur Buyukkokten, Hello

A lista de diferenças, porém, é ainda maior. Além do fluxo no feed das personas, há um componente especial: funciona em celulares, mudando um pouco a natureza dos usuários de desktop frequentadores de fóruns."A Hello é 'mobile first experience' [dedicada aos celulares] e está disponível em dispositivos iOS e Android. Já as Comunidades do Orkut foram todas baseadas no navegador e na web. Mas estamos planejando lançar uma versão da web da Hello em breve", disse o desenvolvedor.

Orkut explica ainda que as novas comunidades oferecem chat ao vivo e posts também aparecem também "fora de uma comunidade", no feed de personas. "Por exemplo, se você postar na sua comunidade 'Fluffy Cats' que pertence à persona do Donos de Gatos, os membros de sua comunidade e os membros/seguidores da persona verão o seu post", detalha. Em breve, estão previstos eventos em comunidades da Hello, uma função que não existia no Orkut e que faz muito sucesso no Facebook.

Entretanto, a volta ao passado é inevitável. Com o fim do Orkut, muitas pessoas gostariam de ter suas comunidades de volta, o que é possível. "Gostaríamos que todos recriassem as comunidades que mais gostavam do Orkut. Nós vemos a Hello como um novo capítulo e a continuação de uma grande jornada. Gostaríamos também que nossos membros criassem e promovessem novas comunidades", encerra.

O preview das comunidades já estava disponível nos Estados Unidos. Entretanto, o Brasil é o primeiro país em que o recurso foi lançado publicamente, dado o sucesso que a função teve na época do Orkut.

O site www.orkut2.com é confiável? Descubra no Fórum do TechTudo.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.