Tirar fotos com efeitos visuais interessantes depende menos de dinheiro do que de criatividade. Com utensílios facilmente encontrados em casa é possível capturar imagens com o mesmo resultado de kits de lentes e acessórios caros.

Tire suas dúvidas antes de comprar a câmera DSLR ideal para você

No tutorial a seguir, ensinamos quatro maneiras de aproveitar itens cotidianos para conseguir fotografias criativas. As ‘gambiarras’ geram efeitos surpreendentes e, se usadas da forma certa, podem produzir imagens de qualidade profissional. Veja a seguir e economize dinheiro nas suas fotos.

1) Luz negra

Você pode conseguir um efeito similar ao da luz negra usando dois itens simples de casa: durex e pincel atômico azul (ou aquela caneta usada para escrever em quadro branco). Tudo o que você precisa fazer é colar a fita adesiva no flash e pintá-la com a caneta. Repita esse procedimento mais quatro vezes, de forma que fiquem cinco camadas de durex pintados de azul.

Flash coberto com durex pintado de pincel atômico azul (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Depois é só ir para um local escuro e disparar na direção que você quiser. O efeito da luz negra – e dessa gambiarra também – é fazer com que brancos e tons fluorescentes brilhem no escuro. Veja dois exemplos de fotos tiradas usando esse truque:

Quadros escuros sobre parede branca, capturados com truque do flash de luz negra (Foto: Raquel Freire/TechTudo)



Objeto fluorescente brilhando no escuro com flash pintado de azul (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

2) Filtro colorido

Com um pedaço de papel celofane e elástico você consegue adicionar cor às suas fotografias sem precisar de lentes caras para isso. Estique bem o papel e prenda-o à lente com a ajuda do elástico, facilmente substituível por durex, prendedor de cabelo ou qualquer item do tipo.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Papel celofane preso à lente da câmera com elástico (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Você pode comprar várias cores de papel celofane e brincar com o efeito de acordo com a sua criatividade. Usamos um pedaço amarelo, que dá aspecto envelhecido às fotos.

... ss="foto componente-conteudo" style="width: 695px;"> Foto com efeito envelhecido conseguido com papel celofane amarelo (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

3) Efeito gelo

Ainda brincando com materiais translúcidos, use um plástico completamente transparente para fazer fotos como se a lente estivesse congelada. O arranjo é quase o mesmo do feito com celofane, mas aqui é importante deixar o plástico bem amassado e folgado em relação à lente.

Plástico transparente amassado preso à lente da câmera (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Também é necessário mirar para uma fonte de luz, seja ela natural ou artificial, para conseguir o efeito. Neste exemplo, tiramos foto na direção do sol para destacar o resultado, mas você deve mudar a angulação para obter o efeito desejado.

Foto com efeito de lente congelada (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

4) Foto 3D

Você não precisa de uma câmera especial para fazer fotos 3D; basta um editor de imagens. Depois de realizar a captura, use um software para deixar a imagem com o efeito tridimensional.

Praticamente todos os programas conseguem fazer essa tarefa, mas o TechTudo já elaborou um tutorial detalhado de como realizar o procedimento no Photoscape, que é gratuito.

Foto com efeito 3D feito via editor de imagem (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Para gerar o efeito de fato, as fotografias precisam ser visualizadas através daqueles óculos 3D antigos, com uma lente azul e outra vermelha. Se você não tiver em casa pode construir um com – adivinhe? – papel celofane.

Canon ou Nikon, qual é a melhor câmera? Comente no Fórum do TechTudo

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.