O Opera Browser não é um navegador tão popular quanto o Chrome, mas é conhecido por sua estabilidade. No entanto, apesar do desempenho, o browser pode apresentar um problema incômodo que impede de abrir novas abas e carregar páginas. Sem muita explicação, o programa não abre novos sites depois de algum tempo de uso, deixando o usuário na mão. Se isso ocorreu com você, não deixe de conferir o que fazer para resolver e continuar navegando.

Como abrir um conjunto específico de sites quando navegador iniciar

1. Interrompa programas de limpeza

Desative utilitários e monitores de desempenho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Softwares de limpeza de RAM e disco para Windows podem causar falhas de funcionamento no Opera Browser. A partir da versão 41 do navegador, ferramentas como CCleaner e outros utilitários podem atrapalhar o carregamento de sites sem aviso prévio. Para testar se esse é o caso, experimente fechar programas do tipo e verificar se o navegador recupera o funcionamento normal.

Caso a suspeita se confirme, desinstale utilitários do PC ou garanta que eles não iniciem junto com o Windows. Caso necessário, execute-os de forma pontual para evitar prejudicar sua experiência com a web.

2. Desative o antivírus temporariamente

Interrompa o funcionamento do antivírus temporariamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Alguns antivírus podem entrar em conflito com o Opera Browser e bloquear o acesso à internet. Experimente desativar o antivírus por alguns minutos e testar o navegador em sites com HTTPS e sem propagandas invasivas para checar se o problema foi resolvido.

Em caso positivo, recomenda-se trocar de software antivírus. Não é necessário comprar uma licença somente por isso, mas é importante passar a usar a solução de outra fabricante. Algumas opções são AVG, AVAST Software, Avira, Kaspersky e Trend Micro.

3. Crie uma regra no firewall

... Reprodução/Helito Bijora)" height="400" src="//s2.glbimg.com/TtSzggHKWsvyKmz4en9gm_16pjE=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2017/02/01/permita-a-conexao-do-opera-via-firewall.png" width="695">Permita a conexão do Opera via firewall (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Se nenhum dos passos anteriores der certo, tente criar uma regra no firewall do Windows. O objetivo é garantir que todas as conexões por meio do Opera Browser sejam sempre autorizadas. Assim, mesmo se algum recurso do Windows tentar bloquear o navegador, o sistema operacional dará passagem livre.

Qual é o melhor navegador de Internet da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo. 




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.