Para comemorar o Dia da Internet Segura, celebrado anualmente no dia 7 de fevereiro, o Facebook divulgou uma lista com dicas para ajudar seus usuários a manterem seus perfis seguros e não caírem em golpes. Algumas das estratégias mais comuns são mensagens de spam e phishing, usadas para roubar dados. As dicas também são ideais para proteger conteúdos publicados no feed de notícias da rede social e evitar que sejam vistos por pessoas indesejadas. 

Facebook muda feed de notícias e corta links falsos, apelativos e spam

Veja dicas para manter seu perfil do Facebook sempre seguro (Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

1) Autenticação em duas etapas

O Facebook possui um recurso que adiciona uma etapa extra para permitir que um usuário faça login em sua conta. A função, conhecida como autenticação em duas etapas, envia um código único (token por SMS) para o telefone do dono da conta, o que garante a comprovação de sua identidade, além de avisá-lo quando outra pessoa tenta acessar seu perfil na rede social.

2) Chave de segurança física

Outro recurso para garantir maior segurança para os usuários, este sistema permite a criação de um dispositivo USB que pode ser usado para autenticar a conta. Neste caso, se alguém tentar acessar o perfil de um usuário sem ter a chave física, não conseguirá fazer o login na plataforma.

3) Use senhas fortes

É aconselhável que as senhas usadas para fazer o login em serviços como o Facebook sejam fortes, combinando letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais. Outra recomendação é evitar usar a mesma senha em mais de um site – como e-mail ou outras redes sociais – , uma vez que se uma delas for invadida, a segurança de todas pode ser comprometida.

Kits & Listas: Geradores de Senhas Fortes

Evite usar a mesma senha para serviços diferentes (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

4) Contatos de confiança

Outra facilidade para aumentar a segurança do Facebook é a possibilidade de escolher um de seus contatos para ajudar a recuperar o acesso ao seu perfil. É útil para casos em que o usuário perca o acesso tanto ao perfil, quanto às contas de e-mail que poderiam ser usadas para recuperar o acesso. Nestes momentos, as instruções para recuperar o acesso podem ser enviadas para o contato.

5) Cuidado com SPAM

Algumas mensagens enviadas por e-mail ou pelo próprio Facebook podem instalar aplicativos ou extensões de navegador que publicam ou modificam conteúdo postado na

... rede social. Para descobrir se isto está acontecendo com você, a recomendação é verificar o registro de atividades para localizar movimentações estranhas ou o histórico de logins para ter certeza de que não houveram acessos irregulares.

6) Phishing

Mensagens de phishing são usadas para enganar o usuário e fazê-lo inserir senhas de serviços como o Facebook ou bancos em sites falsos. A rede social lembra que nunca pede dados como senha, número de CPF ou cartão de crédito em mensagens de e-mail e que possui um endereço de e-mail ([email protected]) e ferramentas que podem ser usadas para denunciar estes casos.

7) Privacidade

Além de proteger suas informações pessoais, o Facebook também permite que um usuário controle quem pode ou não ver todo o conteúdo publicado na plataforma. Estas configurações podem ser acessadas através da central de privacidade da plataforma, que ajuda a configurar outras opções, como o acesso aos dados por aplicativos conectados e informações pessoais.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.