Tech Pinterest ganha 'busca por câmera' que encontra qualquer foto ou pin

Na última terça-feira (7), o Pinterest renovou suas ferramentas de busca com um novo recurso que vai permitir usar fotos para encontrar roupas, objetos ou ideias relacionadas com facilidade — parecido com a busca reversa do Google Imagens. A novidade, chamada “Lens”, está em fase de testes e lembra o aplicativo Shazam que funciona para músicas e encontra a faixa correta ao ouvir um trecho. Com o Lens, será possível encontra de tudo, apontando a câmera. 

Pinterest: 10 extensões para usar Google Chrome além do Pin It

O recurso veio acompanhado de duas outras novidades que permitem localizar pins semelhantes e encontrar lojas que vendem os produtos nos posts. As novas funções, no momento, funcionam nos Estados Unidos, mas devem ser expandidas para outras partes do mundo em breve.

Pinterest ganha novas formas de buscar por pins semelhantes (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

O Lens do Pinterest usa tecnologias de aprendizagem de máquinas para identificar objetos em uma foto e, em seguida, recomendar buscas de acordo com o que for encontrado — o Facebook também está trabalhando no reconhecimento de objetos. Isso permite que o usuário fotografe algo e busque por termos relacionados. Alguns exemplos do que o recurso pode fazer incluem buscar por móveis, jóias e decorações com design parecido ou receitas que incluem ingredientes específicos e semelhantes.

A tecnologia, entretanto, ainda está em fase beta e, de acordo com o Pinterest, funciona melhor com ideias de decoração, roupas e com comida. Como usa inteligência artificial, a expectativa é que a ferramenta fique cada vez mais precisa conforme for usada.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Já o sistema de ideias relacionadas pode ser usado tocando em um círculo adicionado a cada pin no feed da rede social. Neste momento, serão exibidos outros conteúdos relacionados. O recurso também fica mais inteligente conforme o uso, ajudando a customizar o feed para mostrar mais itens interessantes.

O novo sistema de compras, por sua vez, é uma extensão do recurso de identificar itens diferentes em um pin — como roupas ou objetos de decoração e estilo. Chamada “Shop the Look”, a função pode encontrar lojas que vendam os objetos mostrados em uma imagem, realizando desejos de c

... ompra.

Este recurso pode ser usado abrindo um pin e tocando no círculo azul mostrado perto dos objetos. Para tornar este sistema possível, o Pinterest fez parceria com lojas como Curalate, Olapic, Projetc September e ShopStyle, além de marcas como CB2, Macy’s, Target e Wayfair.

Veja como funciona a nova busca por pins no Pinterest

Via Pinterest


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.