Tech Pinterest ganha 'busca por câmera' que encontra qualquer foto ou pin

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Na última terça-feira (7), o Pinterest renovou suas ferramentas de busca com um novo recurso que vai permitir usar fotos para encontrar roupas, objetos ou ideias relacionadas com facilidade — parecido com a busca reversa do Google Imagens. A novidade, chamada “Lens”, está em fase de testes e lembra o aplicativo Shazam que funciona para músicas e encontra a faixa correta ao ouvir um trecho. Com o Lens, será possível encontra de tudo, apontando a câmera. 

Pinterest: 10 extensões para usar Google Chrome além do Pin It

O recurso veio acompanhado de duas outras novidades que permitem localizar pins semelhantes e encontrar lojas que vendem os produtos nos posts. As novas funções, no momento, funcionam nos Estados Unidos, mas devem ser expandidas para outras partes do mundo em breve.

Pinterest (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Pinterest ganha novas formas de buscar por pins semelhantes (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

O Lens do Pinterest usa tecnologias de aprendizagem de máquinas para identificar objetos em uma foto e, em seguida, recomendar buscas de acordo com o que for encontrado — o Facebook também está trabalhando no reconhecimento de objetos. Isso permite que o usuário fotografe algo e busque por termos relacionados. Alguns exemplos do que o recurso pode fazer incluem buscar por móveis, jóias e decorações com design parecido ou receitas que incluem ingredientes específicos e semelhantes.

A tecnologia, entretanto, ainda está em fase beta e, de acordo com o Pinterest, funciona melhor com ideias de decoração, roupas e com comida. Como usa inteligência artificial, a expectativa é que a ferramenta fique cada vez mais precisa conforme for usada.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Já o sistema de ideias relacionadas pode ser usado tocando em um círculo adicionado a cada pin no feed da rede social. Neste momento, serão exibidos outros conteúdos relacionados. O recurso também fica mais inteligente conforme o uso, ajudando a customizar o feed para mostrar mais itens interessantes.

O novo sistema de compras, por sua vez, é uma extensão do recurso de identificar itens diferentes em um pin — como roupas ou objetos de decoração e estilo. Chamada “Shop the Look”, a função pode encontrar lojas que vendam os objetos mostrados em uma imagem, realizando desejos de compra.

Este recurso pode ser usado abrindo um pin e tocando no círculo azul mostrado perto dos objetos. Para tornar este sistema possível, o Pinterest fez parceria com lojas como Curalate, Olapic, Projetc September e ShopStyle, além de marcas como CB2, Macy’s, Target e Wayfair.

Veja como funciona a nova busca por pins no Pinterest

Via Pinterest

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.