Snapseed, aplicativo de edição de fotos do Google para celulares Android e iPhone (iOS), adicionou o recurso de “curvas” (curves, em inglês) na sua última atualização. O uso é semelhante à ferramenta de mesmo nome no Photoshop, permitindo equilibrar a iluminação de uma imagem com ações mais dinâmicas. Ele indica uma curva de luz, por padrão de cor, na qual o usuário pode modular entre diferentes pontos para tons mais escuros ou claros. O efeito final fica mais sutil e natural, em vez de aplicar a mesma camada de brilho em todos os cantos da foto.

A dica é ideal para usar em suas selfies ou fotografias de paisagens, com resultado quase profissional. Não é necessário cadastro e o aplicativo está disponível em português e de forma gratuirta, com acesso aos arquivos já salvos na galeria do celular. Veja o passo a passo neste tutorial.

Apps para escrever em fotos: veja opções grátis para Android e iPhone

Aplicativo Snapseed permite usar ferramenta de curvas para editar fotos no celular (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Baixe e instale o Snapseed no seu celular. Em seguida, na tela inicial, toque em “Abrir” e depois encontre a imagem para editar na galeria do smartphone.

Escolha a foto na galeria do celular para editar no Snapseed (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. A foto será exibida no aplicativo. Para iniciar a edição, selecione o ícone de “lápis” no canto da tela e toque em “Curvas”.

Abra a ferramenta de curvas do Snapseed (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. A ferramenta vai abrir uma “curva” com gráfico de iluminação na foto. Certifique-se de que o marcador de “olho” está ativado na base da tela (em azul). Agora, dê um toque na linha central para adicionar um marcador. Ao arrastar para o topo, maior quantidade de luz será aplicada na foto, abrindo os tons claros. O contrário acontece ao arrastar o marcador para baixo, dando destaque aos tons escuros e sombras.

Altere e adicione marcadores na ferramenta de curvas do Snapseed (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. O mais interessante da ferramenta é que você consegue adicionar outros marcadores para ajustar de forma mais natural a foto, com as nuances de iluminação da paisagem. Para isso, dê um segundo toque na linha e note que outro ponto será aplicado. Assim você

... pode modular a curva em diferentes níveis da imagem, com quantos pontos precisar.
Aplique mais marcadores e movimente a curva como preferir no Snapseed (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Para ver o “antes e depois” da edição enquanto ainda está alterando as curvas, toque no ícone do topo direito.

Veja o anterior da foto e compare com a edição melhorada no Snapseed (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Ainda nas curvas, o usuário pode modular a ferramenta conforme tons específicos ao invés do padrão RGB (vermelho, verde e azul). Para isso, toque no ícone circular no menu, na base da tela. Será aberta uma aba com opções separadas de vermelho, verde, azul ou por luminância (iluminação). Note que será aplicada uma nova curva de edição para cada item que escolher. Vamos começar com o “vermelho” e “verde”. Ao puxar o marcador para cima, todas as partes da foto que tenham esse mesmo tom (ou semelhante) serão intensificadas.

Ajuste a curva por padrão de cor no Snapseed (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Já no exemplo com o “azul”, o mesmo ocorre. É aberta uma nova curva na foto para você editar como quiser. Ao puxar a linha para cima, o azul da foto se tonifica. A dica é ideal para imagens de paisagens com céu claro, por exemplo. Já a “Luminância” também tem uma curva própria, clareando ou escurecendo a imagem por inteiro, sem ficar se medindo pelos tons.

A ferramenta de curvas do Snapseed também pode ser aplicada para o azul e luminância (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Também há ajuste em curva com alguns padrões já estabelecidos, para facilitar sua edição. Essa ferramenta é encontrada no terceiro ícone do menu. Lá é possível aplicar as curvas para contraste, iluminação, esmaecimento e diversos outros filtros do aplicativo. Basta usar os pontos já marcados (ou criar outros) e personalizar como preferir. Ao finalizar a edição, aplique o efeito no ícone de “check” no canto direito da tela.

Edite as curvas com padrões de contraste e filtros no Snapseed (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 9. Para guardar a imagem, selecione o botão de “Salvar” no topo. Serão mostradas algumas opções em uma aba, como “Compartilhar” o resultado em outros apps, “Salvar” na galeria do celular ou até exportar em outro formato e qualidade.

Salve o resultado da foto no celular ou compartilhe com os amigos pelo próprio Snapseed (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)
Qual o melhor app gratuito para editar fotos? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.